O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi assinou nesta quinta-feira (18.10) em Toulouse, na França, uma carta de intenções com a empresa estatal francesa Spot Image, que trabalha com fornecimento gratuito de imagens de satélite no controle de fazendas e propriedades rurais. A Carta de Intenções foi assinada com o presidente da Spot, Hervé Buchwalter e irá permitir a formatação de um mapeamento das áreas desmatadas do Estado neste ano, além de auxiliar no diagnóstico das áreas de plantio, dentre outras ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Maggi conheceu o banco de imagens da empresa que tem 40% do seu capital controlado pela Agência Espacial da França (CNES) e é distribuidora exclusiva no mundo das imagens dos satélites Spot e líder dos dois consórcios internacionais autorizados pela Agência Espacial Européia (ESA) a comercializarem as imagens de radar dos satélites Envisat.
O gerente de vendas da Spot Image, Pierre Duquesne, elogiou o interesse do Estado em trabalhar com melhor aprimoramento e resolução da captação de imagens de áreas, principalmente, de propriedades rurais. “Nosso entendimento com o Governo do Estado foi bastante produtivo e vamos trabalhar um acordo para operar em cooperação com Mato Grosso, possibilitando ampliar a capacidade de ferramentas à disposição do Estado”, afirmou Duquesne após reunião com o governador Maggi e a comitiva mato-grossense.
Em Mato Grosso, as imagens da empresa francesa já são utilizadas pela iniciativa privada na área de agricultura.
A empresa estatal opera com uma estação instalada na região da Guiana Francesa, na América do Sul, na forma de uma parceria público privada, entre a Spot Image e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), da França. Com isso disponibiliza o acesso gratuito dos satélites europeus Spot 5 e Envisat à comunidade científica dos países da América do Sul.
Para o representante da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Arioli, a utilização das imagens do Envisat trará reforço e transparência ao diagnóstico das áreas de plantio da soja no Estado, uma das ações que constam do Pacto Ambiental, celebrado entre produtores e Governo do Estado. “É mais uma ferramenta para auxiliar o Estado e mostras como serão as ações de sustentabilidade da produção de soja. Com imagens em maior resolução teremos condições de mostrar com riqueza de detalhes como está sendo feito o mapeamento, identificação e quantificação da área plantada”, destacou Arioli.
Além de auxiliar nessas ações, a idéia do acordo com a Spot Image é fundamentar um projeto para criação em Mato Grosso de um centro de excelência em interpretação de uso de imagens, nos moldes de bancos utilizados,, por exemplo, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “Será um trabalho pioneiro nesse sentido com o envolvimento da iniciativa privada, para que possamos demonstrar de que forma estamos conduzindo as ações que possam trazer maior sustentabilidade às nossas produções”, acrescentou o representante da Aprosoja.