
Tiroteios assustaram turistas no mirante da comunidade e deixaram um homem baleado na rua São Clemente
Cerca de 500 agentes cercaram o morro Dona Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, no início da manhã desta terça-feira (23), em uma operação contra traficantes do Comando Vermelho.
Os agentes foram recebidos a tiros no início da ação para cumprir 44 mandados de prisão e 98 de buscas. Até o momento, quatro alvos foram presos.
Um homem acabou baleado dentro de um ônibus quando passava pela rua São Clemente, que fica próxima à comunidade. O tiroteio surpreendeu visitantes que estavam no mirante do Dona Marta para um passeio turístico.
O delegado da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), Paulo Saback, ressaltou que a investigação para identificar a estrutura criminosa que atua na região levou 22 meses. Durante os trabalhos, 12 pessoas já foram presas.
O traficante “Ronaldinho Tabajara” ou “R9″ foi identificado como o chefe na região, mesmo preso em um presídio federal. Ele é apontado como um conselheiro antigo do CV e um homem de confiança do traficante Marcinho VP.
Atualmente, “Ronaldinho” teria o criminoso conhecido como “Mexicano” como o responsável por repassar as ordens dele na região. O homem também é procurado pela polícia.
Segundo Saback, a ex-esposa de “Ronaldinho” foi conduzida para prestar depoimento na delegacia.
Além disso, grande quantidade de droga e anotações foram apreendidas pelos policiais civis. Todo o material deve ajudar na apuração do caso.
A ação faz parte da Operação Contenção, que visa combater a expansão territorial da maior facção do estado.
Passageiro baleado
Por volta das 6h, a vítima estava no coletivo da linha 410 (Saens Peña x Gávea), a caminho do trabalho na Lagoa, também na zona sul, quando foi atingida por uma bala perdida.
O tiro feriu o homem de cerca de 40 anos na perna no momento em que o ônibus passava pela rua São Clemente, em Botafogo.
Ele foi levado ao Hospital Miguel Couto, na Gávea. Ainda não há informações sobre o estado de saúde.
Impactos em unidades de saúde
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma unidade de Atenção Primária da região suspendeu completamente o funcionamento para a segurança de profissionais e usuários.
R7





