Com um jogo a menos e a liderança isolada do Brasileirão 2006, o São Paulo desponta como favorito para faturar o título que não visita o Morumbi desde 1991. Mas o caminho para o título passa por alguns acertos pós-transferências. Não será todo dia que São Rogério Ceni salvará o dia, cabendo ao restante do time e ao técnico Muricy Ramalho trabalhar para suprir as ausências.
No ataque, Ricardo Oliveira é a grande ausência. Oliveira é o artilheiro do clube no Brasileirão com 5 gols em 8 jogos (0,63/jogo), mais do que a soma de gols feitos por Thiago, Aloísio, Danilo e Leandro (4 gols), além de ser o jogador com a melhor média de finalizações certas (1,63/jogo) e finalizações (3/jogo).
A defesa também tem seus desfalques. Mas ao contrário do que pode parecer, mais do que a perda de Lugano, vendido ao futebol turco, o São Paulo vem atuando sem seu líder em desarmes, o zagueiro André Dias (média de 7,8/jogo), envolvido em uma briga jurídica com seu ex-clube.
Na parte de baixo da tabela, o Botafogo é um time que preocupa. Com o artilheiro do Brasileirão em campo, o aproveitamento do Botafogo já não era bom (38,8% dos pontos disputados), com sua saída caiu ainda mais, para 22,2%. Dodô deixou o clube com média de 3,5 finalizações por jogo, muito superior a Reinaldo e Zé Roberto, principais finalizadores no momento, mas que não chegam a 2 finalizações em média por partida.
Como destaques no campeonato, nesta coluna vamos mencionar dois alas. Na ala direita o jogador Ângelo, do Paraná, muito forte no aspecto ofensivo, com 5 gols marcados e mais 3 assistências, além da excelente média de 2,5/ finalizações e 8,5/cruzamentos por jogo. Na ala esquerda o nome é o habilidoso Jadílson, do Goiás, com médio por jogo de 2,7 dribles certos, 11 cruzamentos, 3,3 finalizações e mais 4 assistências no Brasileirão 2006.
*José Eduardo e Fernando são diretores e fundadores do Footstats, sistema que fornece estatísticas online em tempo real sobre os principais campeonatos do Brasil e exterior. A coluna Footstats é atualiazada sempre depois das rodadas do Brasileirão.