quinta-feira, 31/10/2024
InícioBrasilManicures não adotam medidas para evitar hepatite B

Manicures não adotam medidas para evitar hepatite B

Os cuidados com as unhas fazem parte da rotina de Rita de Cássia Der Haroutiounian. Como a empresária não gosta de usar os instrumentos das manicures, com receio de ser contaminada pelo vírus da hepatite B, toda vez que ela vai ao salão leva seu próprio kit, que inclui um alicate, toalha, palito e lixa.

O excesso de zelo não é à toa. De acordo com um estudo feito pela Secretaria da Saúde de São Paulo, uma em cada dez manicures ou pedicuros tem hepatite. A pesquisa revela que essas profissionais não adotam medidas de biossegurança e higiene necessárias para evitar o contágio e sequer sabem dos riscos de saúde relacionados à atividade que exercem.

Antes de fazer as unhas, observe se:

– a higiene do local é satisfatória
– a toalha é individual
– alicates e espátulas estão esterilizados
– a embalagem de esterilização é aberta na sua frente
– lixas e palitos são descartáveis
– a manicure lava as mãos entre um procedimento e outro e se usa luvas descartáveis para cada cliente

Quem preferir levar seu próprio kit precisa comprar toalha, alicate lixa e palito. Em algumas lojas de São Paulo, o conjunto custa cerca de R$ 20.

Hepatite B

A hepatite B é um vírus que causa inflamação no fígado e é transmitido por contato com secreções, sangue e relações sexuais. Rossana Maria Russo Funari, clínica médica e geriatra do hospital Edmundo Vasconcelos, diz que atitudes corriqueiras como fazer as unhas, ir ao dentista, fazer transfusões de sangue e tatuagens se tornam um risco para a saúde, quando os instrumentos utilizados nesses métodos não são esterilizados e possuem o vírus.

Tomar a vacina e adotar esses procedimentos de higiene, conforme as orientações médicas, são as melhores formas de prevenção.

Folha Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes