Os preços dos alimentos que fazem parte da ceia de Natal estão mais convidativos neste ano, segundo mostra pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Produtos importados como bacalhau e vinho, que entram na cesta de compras nesta época do ano, se beneficiaram do real valorizado e caíram de preço em relação ao ano passado.
O bacalhau, por exemplo, ficou 17,09% mais barato do que em 2008. “Outros alimentos da ceia, como arroz e carnes, tiveram o preço reduzido porque a demanda internacional está desaquecida”, explica André Braz, economista da FGV.
No caso do arroz branco, a redução do preço foi de 16,84% em relação ao ano passado. Outros produtos, como o frango inteiro, o pernil e o lombo suínos tiveram queda de pelo menos 6% nos preços no período.
Somado ao preço mais atraente dos alimentos, o aumento no poder aquisitivo dos brasileiros vai contribuir para a mesa mais farta, segundo Braz. “Enquanto no resto do mundo o poder aquisitivo está caindo, aqui no Brasil a massa salarial já vem melhorando, assim como a confiança do consumidor”, diz. “Esses fatores devem impulsionar o consumo neste fim de ano.”
O economista ressalta que nem todos os alimentos ficaram mais baratos do que no ano passado, mas na média o aumento nos preços foi bem menor.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de dezembro de 2008 a novembro de 2009 foi de 4,23%. Um ano antes o índice fechou em 6,26%, e de 2006 para 2007 a alta foi de 4,54%.
Já o grupo alimentos subiu 3% do ano passado para este; a alta foi de 11,35% no ano anterior, e de 8,86% de novembro de 2006 para dezembro de 2007.
UltSeg/Guilerme Barros