A produção industrial caiu 0,7% em abril em relação a março, a primeira queda nessa comparação após quatro meses de alta –nesse período, a indústria havia acumulado ganho de 6,4%, informou nesta terça-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mês anterior, a indústria havia avançado 3,4%.
Em relação a igual período em 2009, a produção industrial aumentou 17,4%. No primeiro quadrimestre, a indústria já avançou 18% na comparação com os quatro primeiros meses de 2009. No acumulado dos últimos 12 meses, verifica-se alta de 2,3%.
A PIM (Pesquisa Industrial Mensal) demonstra que houve retração na produção em 14 dos 27 ramos pesquisados em abril, na comparação com o mês anterior. Doze setores tiveram desempenho positivo e um ficou estável.
O principal destaque ficou por conta da indústria de bebidas, cuja produção caiu 11% na passagem de março para abril. Também recuaram as produções de máquinas para escritório e equipamentos de informática (-11,3%), celulose e papel (-6,1%) e veículos automotores (-1,7%).
Por outro lado, os principais resultados positivos foram constatados na produção de refino e produção de álcool (12,8%) e outros equipamentos de transporte (4,9%).
Entre as categorias de uso, a produção de bens de consumo duráveis tiveram elevação de 0,5% frente a março; em relação a abril de 2009, houve avanço de 20,9%.
A produção de bens intermediários teve incremento de 0,5% frente a março, e subiu 17,8% em relação a abril de 2009.
Já a produção de bens de capital teve elevação de 2,4% na comparação com março, e teve alta de 36,3% contra abril do ano passado.
Por fim, a produção de bens de consumo semi e não duráveis caiu 0,8% em abril, na comparação com março. Em relação a igual período em 2009, no entanto, houve registro de elevação de 7,9%.
F.Online