Toda estrutura da Segurança Pública estará empenhada no pleito do dia 03 de outubro, quando 2.095.825 eleitores de Mato Grosso irão às urnas nos 1.537 locais de votação para escolher seus representantes à Presidência da República, Senadores, Governo Estadual, e deputados federais e estaduais.Os dados do planejamento operacional da Segurança Pública para as eleições 2010 foram apresentados em coletiva à imprensa nesta terça-feira (21.09), pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e os representantes das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
Todos os municípios do Estado, exceto os que possuem unidades da Polícia Federal, terão atendimento da Polícia Judiciária Civil. Ao todo serão 135 delegados, 208 escrivães e 920 investigadores atuando no dia das eleições, totalizando 1.263 policiais civis envolvidos no pleito eleitoral.
A Polícia Civil deverá agir na apuração e coleta de provas dos possíveis crimes eleitorais. As delegacias deverão reforçar seus plantões e os demais servidores permanecerão de sobreaviso.
Em Cuiabá, a Central de Plantão atenderá os flagrantes de crimes habituais e os três Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Cisc) os flagrantes de crimes eleitorais.
Em Várzea Grande, o Cisc Parque do Lago atenderá os flagrantes habituais com reforço de policiais para atender os crimes eleitorais. Serão deslocados policiais (delegado, investigador e escrivão) para os municípios da Baixada Cuiabana. Dezoito delegados estarão atuando na região Metropolitana e 34 serão remanejados para o interior do Estado.
A Polícia Militar vai disponibilizar 4.128 policiais militares e empenhar 320 viaturas, sendo 291 carros e 29 motos. Do total de militares, 2.357 estarão envolvidos diretamente nos locais de votação. O restante, 1.771, estarão nas ruas e também darão apoio nas ocorrências relacionadas ao dia da votação.
Os militares realizarão o policiamento ostensivo a pé, motorizado, em todos os locais de votação, além de rondas nos locais de apuração dos votos, cadeião e unidades prisionais
Vamos empregar mais de dois terços do efetivo total da Polícia Militar no dia das eleições. O objetivo é que tenhamos um pleito tranquilo como nos anos anteriores”, disse o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Osmar Lino Farias.
Além do policiamento ostensivo, a Polícia Militar vai disponibilizar 47 agentes de Inteligência que estarão trabalhando de forma velada para detectar possíveis crimes eleitorais. “Nosso serviço de Inteligência Policial estará infiltrado em algumas escolas que tivemos problemas nos anos anteriores com crimes eleitorais como compra de votos”, destacou o comandante da PM.
Conforme Farias, homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) darão apoio para atender a demanda dos locais onde necessitar maior ação da Polícia Militar.
O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 126 militares que estarão distribuídos nas seções de Cuiabá e Várzea Grande com maior número de eleitores, realizando a prevenção contra incêndio e pânico, auxílio, orientação e primeiros socorros. Em todo Estado serão 268 bombeiros empenhados no dia das eleições.
Serão empregadas 14 viaturas operacionais e mais dez que darão apoio em Cuiabá e Várzea Grande. Cada uma das 20 escolas da Baixada Cuiabana com maior número de eleitores contará com uma guarnição dos bombeiros fazendo a prevenção.
“Todas as instituições, inclusive a parte administrativa da Sejusp, estará envolvida nos trabalhos no dia das eleições. A Sejusp tem uma dupla função, que é coibir os crimes eleitorais e garantir a segurança da população”, falou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.
“Vamos empregar mais de dois terços do efetivo total da Polícia Militar no dia das eleições. O objetivo é que tenhamos um pleito tranquilo como nos anos anteriores”, disse o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Osmar Lino Farias. Além do policiamento ostensivo, a Polícia Militar vai disponibilizar 47 agentes de Inteligência que estarão trabalhando de forma velada para detectar possíveis crimes eleitorais. “Nosso serviço de Inteligência Policial estará infiltrado em algumas escolas que tivemos problemas nos anos anteriores com crimes eleitorais como compra de votos”, destacou o comandante da PM. Conforme Farias, homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) darão apoio para atender a demanda dos locais onde necessitar maior ação da Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 126 militares que estarão distribuídos nas seções de Cuiabá e Várzea Grande com maior número de eleitores, realizando a prevenção contra incêndio e pânico, auxílio, orientação e primeiros socorros. Em todo Estado serão 268 bombeiros empenhados no dia das eleições. Serão empregadas 14 viaturas operacionais e mais dez que darão apoio em Cuiabá e Várzea Grande. Cada uma das 20 escolas da Baixada Cuiabana com maior número de eleitores contará com uma guarnição dos bombeiros fazendo a prevenção. “Todas as instituições, inclusive a parte administrativa da Sejusp, estará envolvida nos trabalhos no dia das eleições. A Sejusp tem uma dupla função, que é coibir os crimes eleitorais e garantir a segurança da população”, falou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.