Esta semana, em que começou o outono brasileiro, foi também o momento de comemorar o aniversário da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá. A pasta completou 33 anos de trabalho e inovações em 20 de março.
Temos muitos motivos para festejar e o fazemos parabenizando os servidores pelos relevantes serviços prestados. Todos, incluindo aqueles que passaram e os que permanecem na secretaria, são protagonistas dessa história, dedicando suas vidas à população de Cuiabá.
Ao longo de todos esses 33 anos, a Secretaria de Assistência Social foi responsável pelo atendimento de milhares de pessoas desamparadas, em situação de vulnerabilidade social, de extrema pobreza e ou que tiveram seus direitos violados.
O aniversário ensina o conceito de renascer. Festejá-lo é celebrar um novo começo. Devemos sempre guardar a lembrança de como as coisas transcorreram antes, mas ter a capacidade de tentar novamente. Nossos sábios explicam que no dia do nosso aniversário temos nossa sorte aumentada. Por isso, esse é o momento oportuno para fazer um balanço de nossas realizações e assumir novas decisões.
Os desafios são grandes, pois grande também é o volume de pessoas que necessitam dos serviços da Secretaria. Mais de 165 mil estão inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais e são atendidas por 18 programas vinculados, dentre eles: Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Projovem Adolescente e Siminina.
Nesse momento de reflexão devemos, junto aos representantes de Instituições Governamentais e Não Governamentais, reavaliar a missão, a visão e os valores da Secretaria de Assistência Social, para que ela possa estar preparada não somente para lidar com os desafios presentes, mas para auxiliar a todos que esperam por um futuro melhor.
*JOSÉ RODRIGUES ROCHA JUNIOR – Secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá – MT