O governador do estado de Iowa, Tom Vilsack, anunciou oficialmente que buscará a candidatura presidencial democrata às eleições de 2008 e prometeu que fará os Estados Unidos serem “uma luz de esperança” para o mundo inteiro.
“Busco a Presidência para substituir o que os Estados Unidos são hoje pela esperança de um amanhã que garanta a todos os americanos as oportunidades que são seu direito inato”, disse Vilsack em Mount Pleasant (Iowa).
Treze meses antes das primeiras votações no processo de designação de um candidato presidencial, Vilsack é o primeiro democrata a anunciar sua intenção de concorrer.
As enquetes assinalam a senadora de Nova York, Hillary Rodham Clinton, como a candidata mais forte, mas o Partido Democrata, que saiu vitorioso da recente eleição legislativa, conta com outras figuras que podem concorrer ao posto.
Após seu anúncio, Vilsack começará um percurso por cinco estados, incluindo New Hampshire e Carolina do Sul, que estão entre os primeiros a votar nas primárias democratas.
“Os EUA necessitam de um presidente que construa e acredite, que torne nosso país mais seguro”, declarou Vilsack perante dezenas de simpatizantes. “Nosso país necessita de uma liderança audaz se é que queremos estar mais seguros aqui e no resto do mundo.” Vilsack também foi o primeiro democrata a estabelecer em novembro um comitê de campanha, com o qual se adiantou na coleta de fundos frente a seus possíveis rivais.