Trabalhadores que necessitam de auxílio para intermediação da mão-de-obra podem participar nesta sexta-feira (16.09) do 2º Feirão do Emprega Rede. A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio do programa Emprega Rede, irá levar vagas de trabalho, 300 vagas para cursos de capacitação e serviços de cidadania.
O atendimento será realizado das 07h30 às 17h, na unidade do Serviço Nacional de Emprego (Sine) Matriz. Ao todo, serão 12 opções de serviços prestados e que garantem o acesso à pessoas em situação de vulnerabilidade social, como por exemplo: palestras sobre direito básico do consumidor e corte de cabelo.
O secretário-adjunto de Trabalho e Emprego, Samir Prado, ressalta a importância de os trabalhadores participem do evento para tentar se recolocar no mercado de trabalho. “Essa é uma oportunidade excelente porque, além de realizar a intermediação da mão-de-obra, garante outros serviços essenciais à população”, disse.
Durante todo o dia, as empresas que trabalham em parceria com o programa Emprega Rede, irão realizar entrevistas de vaga de trabalho com os cidadãos que estiverem castrados no banco de dados do Sine. Quem ainda não tiver inscrito no sistema do órgão, basta comparecer ao local portando a documentação pessoal, inclusive carteira de trabalho e currículo.
Confira aqui a programação completa.
Qualificação
Além das vagas de emprego e serviços de cidadania, o 2º Feirão do Emprega Rede também garantirá qualificação profissional. Serão ofertadas vagas para cursos presenciais e de Educação à Distância (EAD), totalizando 300 oportunidades, disponibilizadas por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Na modalidade presencial, são duas turmas para assistente administrativo, sendo 30 vagas cada uma. O requisito básico é idade mínima de 15 anos e Ensino Fundamental Completo. Também há duas outras turmas para o curso de recursos humanos, com vinte vagas cada uma. Para ingressar, a idade indicativa é de 15 anos e estar cursando ensino médio.
Já a modalidade de EAD, as vagas são referentes para cursos de assistente administrativo, almoxarife e montador e reparador de computador. Para estes, são 200 vagas. Para participar, é preciso ter a partir de 15 anos e ensino fundamental. Quem quiser fazer a matrícula deverá apresentar RG, CPF, comprovante ou declaração de endereço e comprovante ou declaração de escolaridade.
Emprega Rede
O Emprega Rede é um programa do Governo do Estado dentro do pacote de ações do Transforma Mato Grosso. O objetivo é promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável.
São pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, do tráfico de pessoas e do trabalho infantil, que são conduzidas para o mercado de trabalho, cursos de qualificação e outras oportunidades.
As unidades da rede socioassistencial (Cras e Creas), delegacias de polícia, Sine e organizações não governamentais são a porta de entrada deste público ao Programa Emprega Rede.