Na última semana da campanha de vacinação contra Poliomielite e o Sarampo, o índice de cobertura vacinal das crianças que fazem parte do público alvo ainda está baixo em Cuiabá. Mesmo com a realização do “Dia D” de vacinação, que aconteceu em 18 de agosto, até agora apenas 46,1% da meta estipulada foi alcançada.
Segundo o responsável técnico da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, a intenção é vacinar 95% das 34 mil crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias em Cuiabá, mas, a poucos dias do final da campanha, cerca de 16 mil crianças foram vacinadas. “Acreditamos que o fato de que não tivemos nenhum caso de sarampo e de poliomielite confirmado nos últimos anos na capital tenha feito com que os pais não se preocupassem tanto em vacinar seus filhos. Mas percebemos que esta é uma realidade do Brasil inteiro, a vacinação está baixa em todo o país”, comentou.
O secretário-adjunto de Assistência em Saúde, dr. Luiz Gustavo Raboni ressalta a importância dos pais ou responsáveis de levarem as crianças para receberam as duas vacinas. “É preciso que a população se conscientize que a vacinação tem como objetivo diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo. Apesar de serem doenças consideradas erradicadas no país, isto não quer dizer que não possam retornar. Por isso pedimos que a comunidade leve seus filhos, que façam parte do público alvo até o posto de vacinação mais próximo de sua residência até a próxima sexta-feira (31) para que sejam imunizadas”, enfatizou.
Público-alvo
A Secretaria informa que durante a campanha, que termina nesta sexta-feira (31) devem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomielite crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de quantas doses já tomaram.
Crianças que tenham sido vacinadas fora da campanha contra o sarampo nos últimos 30 dias não têm necessidade de serem imunizadas novamente, mas contra poliomielite sim. Após o término da campanha, adultos de até 49 anos poderão ser vacinados, dentro do calendário normal de vacinação.