Lei de autoria do vereador Wilson Kero Kero (PSL) instituiu no calendário oficial do município de Cuiabá o “Março Laranja” de prevenção e combate ao bullying nas escolas.
A campanha vem sendo trabalhada na Capital desde o ano de 2017 e visa promover debates sobre o tema, disseminando assim à importância de se combater o bullyng, principalmente no ambiente escolar.
O bullying escolar é caracterizado como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e recorrente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas no ambiente escolar, com o objetivo de intimidá-la, agredi-la ou discriminá-la, promovendo uma vitimização dentro de uma relação assimétrica de poder entre as partes.
“Como a prática do bullying dentro das escolas promove traumas e marcas profundas em suas vítimas, cabe ao município buscar junto à sociedade, mecanismos para evitá-la. Esta lei visa justamente isso, disseminar este tema para evitar o registro de casos”, explicou.
O projeto estabelece em seu artigo 2°, a instituição do “Março Laranja” para promover, no âmbito escolar e na sociedade em geral, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção desse tipo de violência.
Este debate deverá envolver a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas áreas da educação e da proteção à criança e ao adolescente.