Usar óculos escuros se tornou obrigatório em uma escola primária na Austrália. A atitude foi tomada para proteger os olhos dos pequenos contra os perigosos raios ultravioleta. Segundo uma autoridade educacional do país, eles já pensam em adotar a medida em todas as escolas públicas.
O diretor da Sydney’s Arncliffe Public School, Stephan Vrachas, escola que implantou a medida, disse que é obrigatório que as crianças do jardim de infância usem óculos escuros e ainda afirmou que os alunos não têm problemas em usá-los no playground.
Os “sunnies”, como são chamados na Austrália, logo irão se tornar uma rotina para as crianças, disse o diretor a uma radio.
A exposição excessiva aos raios ultravioleta, já responsabilizados pelo câncer de pele, pode também causar cataratas, dizem especialistas.
Para o especialista do Sydney Eye Hospital (Hospital dos Olhos de Sidney, traduzindo literalmente), Con Petsoglou, as crianças deveriam ser encorajadas a usar os óculos desde os três ou quatro anos.
“Óculos escuros são especialmente importantes no verão, quando a exposição aos raios ultravioleta é cinco vezes maior que no inverno”, afirmou Petsoglou.