O Corinthians foi até o Maracanã e venceu o vice-líder Botafogo por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, resultado que faz o time respirar mais tranqüilo no Campeonato Brasileiro-2007.
O time do Parque São Jorge chegou a freqüentar a zona de rebaixamento até a última rodada, quando venceu o Grêmio, no Pacaembu. Agora, com as duas vitórias seguidas, o clube chega a 26 pontos, seis acima da zona de descenso. O Botafogo permanece com 33, sete atrás do líder São Paulo.
O jogo contra os botafoguenses estava anteriormente marcado para o mês de junho, mas foi adiado pela CBF em virtude de o estádio do Maracanã ter sido fechado para a preparação da abertura dos Jogos Pan-Americanos.
Em campo, o técnico Paulo César Carpegiani mudou o ataque e sacou Éverton Santos e Clodoaldo para dar chance ao boliviano Arce e a Finazzi, que marcou gol nesta noite –tinha feito contra o Grêmio, no domingo, após entrar no decorrer da partida.
O jogo
O Botafogo teve a “ajuda” da zaga corintiana logo início da partida para abrir o placar. Após bola alçada na área, o zagueiro Nilton se atrapalhou e cabeceou contra o próprio gol. A bola ainda desviou em outro jogador do Corinthians antes de entrar.
Apesar da vantagem, o time da casa não tinha o domínio da partida e sofreu o empate logo depois. Aos 9min, Bruno Octávio fez boa jogada pela esquerda e cruzou, o boliviano Arce se agachou para cabecear e empatar.
O jogo continuou equilibrado. As duas equipes adotavam cautela e procuravam não se expor tanto. As chances passaram a ser tímidas. O Corinthians tentou chute de fora, aos 21min, com Finazzi, mas Marcos Leandro defendeu. Dodô, oito minutos depois, também arriscou de longe, mas a bola foi por cima.
Na melhor chance da primeira etapa após os gols, Dodô recebeu bola na esquerda, invadiu a área para chutar forte de esquerda, mas pegou mal e a bola foi para fora.
Na segunda etapa, os dois times voltaram com a mesma postura. Mais eficiente, o Corinthians conseguiu construir boa vantagem no placar. Nilton, que tinha marcado contra, aos 8min arriscou chute de longe, e acertou o canto direito do goleiro botafoguense.
O Botafogo pareceu sentir o golpe. Os corintianos, motivados, ampliaram três minutos depois. Após bola na área, a defesa do Botafogo bobeou, e Finazzi, após disputa de bola, cabeceou por cima do goleiro: 3 a 1.
Os corintianos quase definiram a partida aos 31min. Após bobeira do Botafogo, a bola ficou com Finazzi, que de fora da área chutou por cobertura, mas a bola bateu no travessão.
O jogo que parecia tranqüilo ficou complicado para o time o Parque São Jorge. Aos 32min, Kadu derrubou um atacante botafoguense na área. O árbitro Clever Assunção Gonçalves assinalou pênalti e expulsou o zagueiro. Dodô cobrou e diminuiu o placar.
O time da casa passou a pressionar em busca do empate, enquanto os visitantes se encolheram. Aos 44min, após cruzamento da direita, Dodô cabeceou e obrigou o goleiro Felipe a fazer grande defesa. Depois disso, o Corinthians se segurou atrás e saiu com a vitória.
FO