segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundo26 de agosto é o Dia Internacional da Igualdade Feminina

26 de agosto é o Dia Internacional da Igualdade Feminina

Vicente Junqueira Moragas – NUICS

A data objetiva celebrar as conquistas das mulheres ao longo dos anos, assim como  expor a necessidade de debate e de ações efetivas para o alcance da igualdade de gênero,  e foi escolhida pelo Congresso dos Estados Unidos em homenagem à aprovação, em 18 de agosto de 1920, da 19ª emenda à Constituição Americana.


Essa emenda  permitiu o voto às mulheres norte-americanas e influenciou o movimento pelo direito feminino ao voto  em torno do mundo. 

O direito feminino ao voto é um marco histórico na luta pela participação  política das mulheres e pela igualdade de gênero, uma pauta que permanece atual no Brasil e no mundo,  apesar das conquistas já alcançadas pelas mulheres nas diferentes esferas da sociedade.


Segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero – 2022 do Fórum Econômico Mundial,  serão necessários mais de 132 anos para que se alcance a paridade de gênero. Esse relatório compara o estado atual e a evolução da igualdade de gênero em 146 países analisando quatro dimensões principais:  participação econômica e oportunidade, nível de educação, saúde e sobrevivência, e empoderamento político. O Brasil ocupa o 94º lugar.


No intuito de promover a equidade e a igualdade de oportunidades no contexto institucional, considerando  inclusive a identidade de gênero, o TJDFT instituiu, por meio da Portaria Conjunta  90, de 20 de agosto de 2020, o Programa Pró-Equidade e Diversidade .


Por aqui, o Diagnóstico Organizacional de Equidade e Inclusão da Diversidade, realizado em 2021, apontou certo equilíbrio entre servidores e servidoras em relação ao número e à ocupação de funções comissionadas/cargo em comissão e funções de chefia.

#TJDFT #Sementesdaequidade #programapróequidadeediversidade #ComissãoMultidisciplinardeInclusão #NUICS #Inclusão

© Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 + 9 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes