Um projeto de lei apresentado pelo vereador Lúdio Cabral (PT) na Câmara Municipal de Cuiabá prevê a exclusão do Sistema de Estacionamento Rotativo “Faixa Verde” da Avenida XV de Novembro. O projeto atende a reivindicações de moradores e comerciantes que já sentem os impactos com a implantação do estacionamento, mesmo antes do sistema iniciar a cobrança. Eles apresentaram um abaixo-assinado solicitando a exclusão do “Faixa Verde” na região.
A avenida abriga um centro de comércio em sua maioria atacadista. Segundo o comerciante Aparecido Mendonça, só a pintura da faixa verde já está causando redução significante nas vendas. É que as pessoas ao verem a faixa já desistem de estacionar, pois, além do custo, elas necessitam geralmente de um tempo superior a duas horas para realizarem suas pesquisas de preços e compras. E com o uso do estacionamento, após duas horas a pessoa fica sujeita à multa, o que gera um desinteresse pelo comércio da região.
Os comerciantes temem que a cobrança do “Faixa Verde” afete mais ainda os empreendimentos comerciais o que pode ameaçar os empregos gerados na localidade.
No caso dos moradores a preocupação é com o transtorno de se verem obrigados a pagar para estacionar em frente as suas próprias calçadas, pois o sistema está incluído ao longo de toda avenida sem respeitar às residências que em sua maioria são construções antigas que não tem garagens.