Com a proximidade do fim do ano, época em que as vendas de todos os segmentos crescem expressivamente, a busca pelo crédito cresce na mesma proporção.
É o que dizem as empresas de assessorias de cobranças, com carteiras que vão desde o varejo (bancos), jurídico, financiamento de veículos, imóveis, calçados até o cartão de crédito.
A recuperação voluntária do crédito tem um crescimento maior nessa época do ano, já que a maioria das pessoas com o nome no SPC e Serasa, quer sair às compras de fim de ano, sem passar pelo constrangimento de ter o nome “sujo”.
Em Cuiabá dezenas de empresas de cobrança tem surgido a cada ano, terceirizada por lojas e bancos que preferem passar essa responsabilidade a essas empresas que se especializaram em cobrar com resultados.
Segundo Célia Pavanni, gerente da Potencial Assessoria de Cobrança, o aumento da procura voluntária cresce sim neste período, porém a necessidade do crédito é a mola propulsora dessa busca. “As pessoas vêm em busca de limpar seu nome quando precisam do crédito imediato”, falou.
As assessorias trabalham em cima de cotas a serem vencidas ao final de cada mês, assim se explica as insistentes ligações a vem deve. “Pegamos no pé do cliente com ligações, e o resultado é bom”, disse Pavanni.
O ano de 2005 considerado atípico no Estado, por conta da crise do agronegócio e madeira, deram um reflexo negativo principalmente nas cidades do nortão. A gerente da potencial atribui a crise à grande inadimplência dos clientes e a maior adesão de lojas do comércio a esse tipo de cobrança.
Em 2006, segundo à Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá o número de pessoas inclusas caiu cerca de 10,30% em relação à 2005, enquanto 15,39% foram exclusas do sistema, limpando seu nome. Segundo a assessoria de imprensa do CDL houve um aumento no número de exclusões e redução nas inclusões. No comparativo entre junho e julho de 2006, este aumento de exclusões continuou chegando ao índice de 56,22% a mais em julho. Este aumento do percentual de exclusões em julho, tem como uma das explicações a liberação de 50% do 13º salário para o funcionalismo público.
A cobrança Administração Máster, especialista na cobrança de cartões de crédito, acredita que o número de pessoas que procuram voluntariamente seu crédito chegue nesta época á 20%. Segundo Getúlio Bueno, gerente da empresa, a busca voluntária vem maquiada com alguma intenção por parte do cliente. “Ele só vem se está precisando alugar uma casa, ou comprar algo”, falou.
A primeira providência de quem busca uma loja de cobrança para quitar seus débitos, ou pelo menos começar a quita-los é pedir a exclusão do seu nome do serviço de proteção de crédito ou Serasa. E isso também é um dos atrativos usados para convencer o cliente a querer limpar o nome. Segundo a telefonista Karen Nunes Viana, uma das principais táticas usadas é informar ao cliente que a partir da primeira parcela, seu nome será liberado do cadastro de inadimplentes e com isso a possibilidade de abertura de novo crédito. “Usamos isso para que ele se anime a limpar seu nome o mais rápido possível”, declarou.
EMPREGO FÁCIL
Além da busca do crédito, muitas pessoas estão quitando seus débitos na busca de um emprego. Algumas empresas já usam como critério de admissão o nome limpo nos cadastros de inadimplentes, mas isso não é ainda o grande chamariz. “Existem pessoas que buscam tirar o nome do SPC por conta de conseguir um emprego, mas ainda são poucas comparadas com outros motivos”, falou Célia Pavanni, que admite não fazer essa exigência ao contratar funcionários para trabalharem na sua assessoria de cobrança. “Acho que a crise é para todos, se o funcionário não tiver uma chance, não vai conseguir”, finalizou.
fonte dc