Uma das emendas do presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo (PR) à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO-2009) prevê um plano de investimentos para geração de emprego e renda em diversas regiões de Mato Grosso. A iniciativa pode concretizar uma parceria do Legislativo com a empresa Sadia, no município de Lucas do Rio Verde, anunciada hoje (16) durante reunião de representantes da empresa com o presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo, na Presidência da AL.
O encontro foi articulado pelo deputado Otaviano Pivetta (PDT) com objetivo de ampliar a relação da empresa com demais instituições e poderes públicos. O projeto da empresa oferece sete mil oportunidades de empregos em diversas áreas, com mão-de-obra especializada e qualificada pela própria empresa. Para isso, a Sadia está elaborando a divulgação do projeto, e a Assembléia Legislativa é parceira na empreitada.
A Sadia pretende contratar, de forma criteriosa, funcionários para atividades que vão do abate de frangos à industrialização, com a transformação de ração animal derivado de grãos com baixo valor agregado no mercado de negócios.
Para Sérgio Ricardo, a Sadia demonstra sensibilidade no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso. “Trata-se de uma grande oportunidade de novos empregos com toda segurança para os futuros trabalhadores”, disse ele.
O deputado reafirmou empenho do legislativo no projeto que, apesar de não depender da aprovação de leis especificas, mantém justificativas de suas ações no ramo empresarial do Estado. “A Assembléia estará sempre atenta a essas iniciativas que promovem o bem-estar social”, afirmou Sérgio.
O parlamentar Otaviano Pivetta acredita num novo ciclo do setor econômico no estado. Segundo ele, Mato Grosso se divide em duas vertentes de desenvolvimento econômico, sendo a primeira com o ciclo da produtividade dos recursos minerais e vegetais, seguido pelo ciclo do agronegócio. Com a necessidade de novos empreendimentos e as exigências de preservação ambiental, surgiu a verticalização da produção com uma variedade de atividades econômicas que, mesmo aos poucos, vão se consolidando.
“Temos excelente produtividade de grãos, mas perdemos na questão de infra-estrutura. Agora trabalhamos a transformação de novas atividades que distribuem benefícios para toda da sociedade”, disse Pivetta.
De acordo com o deputado, o projeto da Sadia será ampliado para outras regiões de economias esgotadas, numa confrontação às demandas sociais. “Estamos tomando todo cuidado para não vender ilusões, por isso, o projeto está sendo desenvolvido de forma criteriosa”, afirmou Pivetta