domingo, 28/04/2024
InícioBrasilCPI do Grampo aprova convocação de Dantas, Protógenes e Sanctis

CPI do Grampo aprova convocação de Dantas, Protógenes e Sanctis

Depois de aprovar a convocação do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, a CPI das Escutas Clandestinas da Câmara também aprovou hoje requerimentos de convocação do delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, e do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal, que decretou as prisões de Dantas em meio às investigações da PF.

Dantas, Queiroz e Sanctis serão ouvidos pela CPI somente em agosto, uma vez que o Congresso entra em recesso parlamentar a partir de sexta-feira. Como a CPI não pediu para estender os trabalhos durante o recesso, a comissão vai suspender suas atividades entre os dias 17 de julho e 1º de agosto.

Ao contrário do requerimento de convocação de Dantas, que foi aprovado por unanimidade pela CPI, alguns integrantes da comissão se mostraram contrários à convocação de Queiroz. O deputado Wilson Santiago (PMDB-PB) considerou desnecessária a presença do delegado, uma vez que as investigações da Operação Satiagraha já estão “avançadas” no âmbito da Polícia Federal.

“Não vejo motivos para se convocar um delegado, a esta altura do campeonato, para essa CPI. Já há fundamentação quase conclusa do relatório pela Polícia Federal”, afirmou Santiago. Apesar do protesto de integrantes da CPI, o requerimento de convocação do delegado foi aprovado por maioria pela comissão.

Além de ouvir do delegado detalhes sobre a Operação Satiagraha, a CPI quer apurar o seu afastamento do comando das investigações do caso. Oficialmente, o delegado afirma que deixou o comando das investigações para realizar um curso presencial superior da PF, que terá início dia 21.

Reportagem da Folha afirma, no entanto, que o delegado foi forçado a deixar o caso depois de excessos cometidos em meio às prisões do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, do banqueiro Daniel Dantas e do investidor Naji Nahas.

O juiz Sanctis, por sua vez, decretou por duas vezes a prisão do banqueiro Daniel Dantas –preso na Operação Satiagraha. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, concedeu dois habeas corpus ao empresário para libertá-lo da prisão, contrariando as decisões de Sanctis –o que abriu uma crise no Judiciário brasileiro.

Requerimentos

A CPI também aprovou nesta quarta-feira requerimentos, de autoria do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que solicitam à Polícia Federal documentos da Operação Chacal –que desmontou um esquema de escutas clandestinas no país– e outro que solicita à empresa Kroll os relatórios produzidos pela empresa nas investigações sobre a Brasil Telecom.

A comissão ainda aprovou requerimento de convite para que o delegado Romero Menezes, da Polícia Federal, preste esclarecimentos à CPI sobre a Operação Chacal.

A base aliada do governo conseguiu derrubar a votação dos requerimentos de convocação do ex-ministro Luiz Gushiken, do ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e do investidor Naji Nahas para prestar depoimentos sobre escutas telefônicas clandestinas realizadas pela empresa americana Kroll.

As votações dos requerimentos de convocação relacionados à Kroll vão ocorrer somente após o recesso parlamentar do Congresso.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito + quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes