A Feira Internacional de Negócios (Mercovag) poderá em sua primeira edição, entrar para o calendário oficial de festividades comemorativas do aniversário de Várzea Grande, celebrado em 15 de maio. O lançamento do Mercovag ocorre no dia 30 deste mês, mas a realização efetiva está prevista também para o quinto mês do ano. Já no começo de março, a Prefeitura Municipal iniciou os preparativos para comemoração dos 140 anos da cidade.
A torcida do secretário de Desenvolvimento Econômico, Adão Larrea, é que a feira de negócios faça parte da programação do aniversário de Várzea Grande, a qual tradicionalmente se estende durante a semana que antecede a data. “A nossa proposta é de que essa feira seja realizada anualmente, por isso queremos que o evento seja um sucesso de público e de participantes”, argumenta.
A Mercovag tem como objetivo potencializar a produção local, atraindo novas empresas e indústrias para o município. Além disso, o evento contará com rodadas de negócios, apresentação das potencialidades de Mato Grosso, reuniões e seminários com empresários de Várzea Grande, fomento do comércio local e internacional e criação de serviços agregados aos produtos industrializados na região, com o objetivo de valorizar a produção e o intercâmbio de mercadoria.
A expectativa do secretário é que 600 empresários participem da feira. “Estamos participando de reuniões com a classe empresarial da cidade, explicando a importância do evento em Várzea Grande. Além disso, os empreendedores terão inúmeras oportunidades de mostrar os seus produtos e serviços. Na Mercovag, haverá exposição dos produtos para comerciantes de todo o Estado, além de cursos de capacitação e oficinas de debates para todo empresariado”, anuncia.
MERCOVAG – Várzea Grande será o primeiro município de Mato Grosso a sediar uma feira internacional de negócios. A idéia partiu do então secretário-chefe da Casa Civil, Luís Antônio Pagot, hoje secretário de Estado de Educação. O projeto ganhou logo a adesão e o interesse do prefeito Murilo Domingos, que está dando o suporte necessário a realização da Mercovag, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Embora experimental, a feira poderá se expandir para cidades como Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop e outros, respeitando sempre as características econômicas de cada região.