segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeVeto de prefeito impossibilita eleição para presidência no Conselho Municipal de Saúde

Veto de prefeito impossibilita eleição para presidência no Conselho Municipal de Saúde

O veto do prefeito Wilson Santos (PSDB) ao projeto de lei de autoria do vereador Lúdio Cabral (PT) que garante a realização de eleições para presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, CMS, foi mantido pela maioria dos vereadores na Câmara de Cuiabá.

A lei em vigor hoje estabelece como presidente do Conselho o secretário municipal de Saúde.

O projeto havia sido aprovado por unanimidade entre os vereadores em outubro do ano passado, com pareceres favoráveis das comissões permanentes da Câmara e encaminhado para sanção do executivo. Com o veto do prefeito, 14 vereadores votaram contrários ao projeto e apenas 4 mantiveram-se favorável a proposta. Houve uma abstenção.

” Nós perdemos a possibilidade de fortalecer uma instância deliberativa de controle público dando autonomia aos seus membros para a escolha de seus dirigentes”, afirma Lúdio.

A eleição para presidente do Conselho Municipal de Saúde é uma das diretrizes estabelecidas pelas Conferências Nacional de Saúde.

Em Cuiabá o conselho é composto por 20 membros, sendo representado pelos usuários do SUS (50% dos membros), prestadores de serviços, incluindo poder público municipal (25%), e trabalhadores da Saúde (25%).

“O secretário municipal de saúde é membro nato do Conselho e poderia ser presidente, desde que escolhido pela maioria dos membros” defende Lúdio.

Votaram pela derrubada do veto do prefeito ao projeto e a favor das eleições no Conselho, os vereadores Lúdio Cabral (PT), Enelinda Scala (PT), Francisco Vuolo (PR) e Luiz Poção (sem-partido).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes