Trazida em avião Hércules da Força Aérea Brasileira, a tocha dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro chegou a Cuiabá, nesta terça-feira, por volta das 11h15, procedente de Porto Velho. Do aeroporto, a lanterna seguirá diretamente para a Câmara Municipal, onde ficará sob forte proteção policial até o momento do início do revezamento, às 13h30.
Desde a noite desta segunda-feira (25), o Comitê Olímpico Rio-2007 já tinha tudo pronto para o evento. O desfile que vai envolver 70 condutores tem seu início confirmado para as 13h30, no Marco do Centro Geodésico da América do Sul, ao lado da Câmara Municipal de Cuiabá. A maratona do revezamento terá 35,2 quilômetros, atravessando as principais vias da Capital.
O fogo olímpico será recebido pelo prefeito Wilson Santos que, no cumprimento do ritual, o repassará para a atleta Yolen Rhea Pinto, a primeira condutora. Após percorrer 400 metros, Yolen repassará a tocha para Moisés Martins, membro da Academia Mato-grossense de Letras, o segundo condutor.
O ritual será repetido a 400 metros por avenidas como a Miguel Sutil, Fernando Correa da Costa e Rubens de Mendonça, até chegar ao último condutor que será o ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô e diretor de Desporto e Lazer da Secretaria Municipal de Educação, Pedro Luiz Sinohara que, por sua vez, entregará a tocha para o prefeito Wilson Santos, por volta das 18h15, na Praça Alencastro.