segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilBrasil campeão mundial do desperdício de água

Brasil campeão mundial do desperdício de água

O Brasil é campeão mun­dial do desperdício de água potável: as perdas são superiores a 47%. Para se ter uma idéia, esse percentual é suficiente para abastecer França, Bélgica, Suíça e o Norte da Itália. Isso com base em dados oficiais, que são considerados os mais conservadores.

Essa perda se torna mais grave porque essa escassez hoje é um problema mundial e que vem crescendo nos últimos anos. Dados da ONU revelam que de cada seis habitantes do planeta, um não tem acesso a fontes potáveis de água. Diariamente, quatro mil crianças morrem devido ao consumo de água contaminada. O desafio para os próximos dez anos é reduzir pela metade o número de pessoas que não têm acesso à água no mundo.

Além do desperdício, outro fator de ordem geográfica dificulta a solução para o problema da escassez no Brasil. Na região onde se situa a maior reserva de água doce do País, há pouca gente, e onde mora a maior parte dos brasileiros – Nordeste, Sudeste e Sul – estão os maiores problemas de água. Em números, significa que 73% da água doce está na Bacia Amazônica, onde moram 5% dos brasileiros, e apenas 27% abastecesse o restante da população (95%) que se encontra nas demais regiões. “Temos que otimizar ao máximo o uso da água nas regiões mais populosas. O ponto crítico não é a falta de água em quantidade; mesmo no semi-árido brasileiro, no polígono da seca, mesmo ali há chuvas”, afirma o pesquisador Paulo Canedo da Coppe/UFRJ.

Comida no lixo
Cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil vão parar no lixo, sem qualquer chance de aproveitamento. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Associação Prato Cheio, que combate a fome e o desperdício de alimentos nas cidades.

A pesquisa apontou que problemas no manuseio de frutas, verduras e legumes durante a colheita e o transporte são as principais causas do desperdício. Segundo Miriam Ferrari, gerente-geral da Associação, o processo de perda de produtos tem início logo após a colheita, na Zona Rural. Muitos alimentos são encaixotados sem cuidado e em recipientes não apropriados. Quando chegam às cidades, as caixas são jogadas de qualquer forma, danificando os alimentos.

Miriam lamenta que a legislação brasileira ainda contribua para a fome de parte da população. O comerciante evita doar comida às instituições de beneficência porque existe uma lei que o aponta como responsável por qualquer dano causado à pessoa que comer algo e venha a passar mal.

Dicas para evitar perdas

FECHE A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES
Cada vez que você e mais seis pessoas fecharem a torneira ao escovar os dentes, 122 litros de água tratada serão economizados, volume suficiente para atender às necessidades diárias de uma criança.

NÃO JOGUE LIXO NO VASO SANITÁRIO
Quando você aciona a descarga para se livrar do lixo (tufos de cabelo, fio dental, bituca de cigarro), 12 litros de água tratada de boa qualidade descem pelo ralo. Entretanto, se um milhão de pessoas deixarem essa mania, economizaremos 360 milhões de litros de água.

ESQUEÇA O ESGUICHO QUANDO VARRER A CALÇADA
Quando você varrer o quintal ou a calçada de sua casa, lembre-se de que a sua cota individual de água é pequena. Use a vassoura e não a mangueira. Dessa maneira, você economizará 280 litros, o suficiente para encher uma caixa d’água doméstica.

RECUSE EMBALAGENS DESNECESSÁRIAS
A cada dia, são descartadas dois milhões de toneladas de lixo domiciliar no mundo. O Brasil recicla só 15% do plástico descartado. O resto acaba no lixo, onde leva mais de um século para se degradar. As embalagens representam um terço do lixo doméstico nacional. Por isso, prefira levar sua própria sacola quando for fazer compras.

ELIMINE VAZAMENTOS
Os médicos recomendam que você beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Uma única torneira pingando desperdiça 150 litros diários, o suficiente para matar a sua sede por 2,5 meses.EVITE DESPERDIÇAR ALIMENTOS
O Brasil desperdiça 14 milhões de toneladas de alimentos por ano. Só para se ter uma idéia, 30% das hortaliças são perdidas entre a produção e a distribuição (industrialização, armazenagem e transporte). Use a criatividade e reaproveite cascas, sementes e outras sobras de comida de primeira qualidade.

REDUZA O TEMPO DE BANHO
A polêmica Usina Nuclear de Angra I, que tem uma potência de 600 megawatts, poderia ser desligada se um milhão de famílias reduzissem a ducha diária de 12 para seis minutos.

FU
Carlos Antonio

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes