sábado, 18/05/2024
InícioArtigosA PREFEITURA DEVE GERAR CONDIÇÕES PARA A GERAÇÃO DE RENDA

A PREFEITURA DEVE GERAR CONDIÇÕES PARA A GERAÇÃO DE RENDA

Um dos maiores desafios nos dias atuais para algumas prefeituras é a promoção da inclusão social de maneira sustentável. O desemprego, a ausência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura básica (física, fiscal e jurídica) para os moradores e empresas são entraves para o crescimento econômico em qualquer cidade.

 

Capacitação profissional– A população cresce em número e paralelo a isso, crescem as suas necessidades e desejos por produtos e serviços de qualidade, dessa forma para atender tal realidade são necessários profissionais bem preparados para suprir tais expectativas.

 

Diante de tal desafio será necessária uma ação concreta com o propósito de reduzirem estes impactos negativos. Para tanto, investir em educação é um bom negócio. Oferecer um programa de formação profissional competitivo é uma iniciativa estratégica que garante um novo posicionamento perante a população.

 

Garantir a oferta de incentivos fiscais – Todo empresário que se compromete com o seu negócio assume simultaneamente algumas grandes obrigações, trabalhistas, fiscais, contábeis, jurídicas e outras. Daí, uma prefeitura visionária e compromissada com as necessidades empregatícias dos cidadãos buscará minimizar alguns encargos destes empreendedores sob a forma de incentivos fiscais.

 

Em alguns casos, temos exemplos de prefeituras que fazem parcerias com os governos Estadual e Federal no sentido de criar zonas de desoneração tributária, onde são aplicados a ação de impostos zero ou redução da carga tributos e impostos com a finalidade oferecer incentivos fiscais.

 

Estimular o empreendedorismo nas escolas – Através de ações sistematizadas a Secretaria de Educação do Município deve contribuir para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos seus alunos. Fomentar a existência de disciplinas ou ações que despertem, agucem a percepção empreendedora de professores e alunos.

 

Outras ações, surgem com o intuito de fortalecer e consolidar a cultura empreendedora nas escolas: Criar condições para o que as informações reais sobre o mercado e economia local e regional estejam em sala de aula; Possibilitar amplo intercâmbio de conhecimento entre os empresários, profissionais da cidade e alunos com finalidade exclusiva de maturar o entendimento sobre a realidade local. Entre outros.

 

Reposicionamento da imagem– Muitos cidadãos que desconhecem o real papel de uma prefeitura. Alguns deles acreditam que ela deve suprir todas as suas necessidades pessoais e familiares. A maioria das pessoas já devem ter ouvido a seguinte expressão: a prefeitura não é vaca leiteira, justamente por este motivo.

 

Notório saber que esta não é a realidade de todas as cidades, mas há centenas delas no Brasil, em função do baixo índice de desenvolvimento humano e econômico. É urgente a necessidade de rever este conceito ou entendimento geral por parte da população. Redefinir esta compreensão é fator fundamental, a prefeitura deve gerar também condição para o surgimento de novas empresas, emprego, renda e não ser, a condição principal.

 

Infraestrutura– Será estratégico para o crescimento econômico da cidade, a oferta real de serviços públicos traduzidos numa infraestrutura básica para seus moradores e a atração de futuros investidores empresariais. São iniciativas básicas: Construção de escolas, postos de saúde, vias alternativas, instalação de sinalização, calçamento, iluminação, recuperação do patrimônio público, reforço no saneamento básico e demais aspectos de infraestrutura.

 

Conclusão:A prefeitura que levar em consideração os aspectos referentes a Capacitação profissional, a Garantia da oferta de incentivos fiscais, os Estímulos ao empreendedorismo nas escolas, o Reposicionamento da imagem deste órgão e a Infraestrutura da cidade, conquistará desenvolvimento local, sairá na liderança regional e ganhará evidência de todas as ordens.

 

 

*Autor:Uemerson Florêncio – Empreendedor. Brasileiro, nascido em Salvador-Bahia. Atua com reposicionamento de pessoas, negócios e Desenvolvimento de Cidades. Diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Khalifa Business, agência de negócios. Área de concentração acadêmica: Comunicação e marketing pela Universidade Salvador – UNIFACS. Faz estudos de Cultura Árabe com foco para Abu Dhabi e Dubai nos Emirados Árabes Unidos, pesquisa relações internacionais entre países desenvolvidos e faz intercâmbios com países de língua portuguesa na África. florencio@khalifabusiness.com.br/ www.facebook.com/uemerson.florencio

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

oito − cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes