sábado, 27/04/2024
InícioCidadeA região Norte do Araguaia já está praticamente isolada do resto...

A região Norte do Araguaia já está praticamente isolada do resto do municipios de MT

A principal via de acesso à região do Norte Araguaia no Estado de Mato Grosso é a BR 158 que está em processo de asfaltamento em alguns trechos, porém a mesma ainda tem vários impasses como questões ambientais e indígenas, pois a mesma corta ao meio a terra indígena em litígio Maraiwatsede.

O trecho que liga Alô Brasil a cidade de Ribeirão Cascalheira que está sendo construída pelo governo do Estado com a empresa Três Irmão (empresa dos irmão Avalone, inclusive um deles é suplente de deputado) está a passos de cágado, e o asfalto não tem a mesma qualidade que o construído por outras empresas na região.

Nos trechos que não tem asfalto o aproximadamente 250 km está praticamente intrafegável, com enormes crateras, e locais que cabe até mesmo um carro pequeno dentro dos buracos, e o mais complicados são os atoleiros que estão surgindo, o que impossibilita o trafego de provisões para a população que mora na região ao longo da extensão da BR 158.

Para o vereador Lerival Monteiro de Oliveira, o Cabeção é inadmissível o que acontece com a região, “é todo ano deste jeito, quando chega à época da chuvarada ficamos ilhados aqui na região sem poder se locomover, a única saída é de avião, temos ao longo da BR 158 várias cidades e existem cidades que ficam distantes dela, o que é mais difícil ainda, pois não temos as MTs asfaltadas, é uma vergonha uma região rica como a nossa não ser atendida pelo governo como deveria”, afirma.

Para o presidente da Comissão Dividir para Crescer, Leandro Nascimento são dos problemas que nascem a vontade de dividir o Estado, “queremos a divisão, pois acreditamos que com ela vamos aproximar o poder do povo e recebermos uma parte do bolo econômico, pois a população aqui no Araguaia está abandonada, principalmente nesta época fica difícil sair do Araguaia para ir para os grandes centros, são mais de 40 anos de sofrimento deste povo que aqui acreditaram e investiram o seu suor e sua vida”, afirmou.

O projeto é para que até 2014 a BR 158 esteja totalmente concluída pelo governo federal, e a promessa do governo Estadual é que pretende interligar todos os municípios da região com asfalto.

BBnews com Lú Gonçalves

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes