Está tudo pronto para a realização do maior evento de conscientização ambiental do Estado e preservação do Rio Cuiabá. O 3º Abraço deve reunir neste domingo (03), mais de seis mil pessoas sobre a Ponte Júlio Muller e a concentração será na Praça do Porto, a partir das 8 horas. Entre reuniões, encontros e vistorias, os preparativos para o evento indicam recorde de público em 2007. Ações como a entrega de mudas, exposição fotográfica e de animais, e apresentação cultural do trio Henrique, Claudinho e Pescuma, da Banda Terra e dos cantores João Eloy e Guapo, farão a diferença no ‘3º Abraço ao Rio Cuiabá’ que será transmitido ao vivo pela TV Rondon, canal 5. Ao todo, 72 ônibus escolares e 83 entidades estão envolvidos no ‘Grito de Alerta’.
“Esperamos a participação de todos. Teremos milhares de alunos, escoteiros, desbravadores, ambientalistas, que todos os anos participam conosco dessa grande festa: a festa ao Meio Ambiente. Seguindo o histórico do evento, tudo foi pensado e executado para garantir ao mesmo tempo, conscientização ecológica, educação ambiental e entretenimento”, acrescentou Sérgio Ricardo, idealizador do movimento.
De acordo com o coordenador de operações da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos de Cuiabá, Dativo Rodrigues, as ruas próximas à Ponte Júlio Muller serão interditadas das 7 horas até às 11 horas.
As vias interrompidas pela SMTU serão as: Beira Rio (próximo ao Museu do Rio, no Porto); meia pista da Avenida 15 de Novembro – sentido Beira Rio até a ponte Sérgio Mota, e a Mário Correia – próximo ao Beco da Lama. Do lado de Várzea Grande as interdições serão feitas pela Polícia Militar. O acesso será interrompido sobre a Ponte Júlio Muller, na altura do trevo do Supermercado Mufatão e trevo do Cristo Rei.
Em todos os pontos interditados, estarão dois policiais militares e dois agentes da SMTU para orientação do trânsito nas proximidades das vias interrompidas. Segundo o assessor de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar, Major Rabelo, a PM vai fazer a segurança de todo o evento. A polícia auxiliará a SMTU nos pontos de desembarque e embarques dos alunos. Além desses locais, os policiais ficarão no Museu do Porto e formarão um cinturão humano nos dois lados da Ponte Júlio Muller.
O 3º Abraço ao Rio Cuiabá é uma realização da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, e contou com a parceira das empresas: Água Puríssima, Brasil Telecom, Durli Couros, Rede Cemat, Refrigerantes do Noroeste S/A, Sadia S/A, AGER, Empaer, Associação dos Transportes Urbanos – MTU, Associação dos Transportes de Passageiros Rodoviários Autônomos.