domingo, 28/04/2024
InícioBrasilAcabou a farra: TCU decide fiscalizar presentes recebidos por Lula

Acabou a farra: TCU decide fiscalizar presentes recebidos por Lula

O TCU procura assegurar a legalidade no recebimento, registro e destinação dos presentes e brindes pela Presidência. O governo Lula tem a opção de recorrer da decisão.

O Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou nesta segunda (18)que decidiu fiscalizar os presentes recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o ano de 2023. Tradicionalmente, o TCU apenas analisa os presentes dados ao presidente no final de seu mandato. O ministro Augusto Nardes, contrariando a recomendação técnica do TCU para descartar a questão, acatou um pedido da deputada Bia Kicis (PL-DF).

A decisão de Nardes ressalta a importância de uma fiscalização imediata, especialmente considerando que os membros da comissão parlamentar que solicitaram a averiguação podem não ser reeleitos em 2027, ano em que normalmente ocorreria a inspeção. O TCU procura assegurar a legalidade no recebimento, registro e destinação dos presentes e brindes pela Presidência. O governo Lula tem a opção de recorrer da decisão.

O TCU também investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro é suspeito de ter incorporado joias valiosas ao seu acervo pessoal, presentes esses que deveriam pertencer à União. O caso mais emblemático envolve um conjunto de joias avaliado em R$ 5,1 milhões, recebido da Arábia Saudita. Após recomendação técnica do TCU, Bolsonaro foi orientado a devolver todos os presentes não registrados no acervo presidencial, incluindo armas recebidas dos Emirados Árabes. A defesa do ex-presidente nega quaisquer irregularidades.

PNN

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

16 + treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes