domingo, 28/04/2024
InícioCidadeAdvogados de MT são alvos da PF por ajudar deputado a fugir...

Advogados de MT são alvos da PF por ajudar deputado a fugir com arquivos

Os advogados Ricardo Spinelli e Ocimar Carneiro tiveram as residências e escritórios vasculhados pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (27). Eles teriam orientado o deputado Gilmar Fabris (PSD) a ocultar provas durante a Operação Malebolge.

Fabris está preso no Centro de Custódia da Capital (CCC), desde a sexta-feira (15), por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que acatou pedido da Procuradoria Geral da República. O parlamentar foi acusado de obstrução da Justiça ao sair de casa com pasta e documentos minutos antes da chegada de policiais federais que cumpririam mandados de busca e apreensão no dia (14). 

Ocimar Carneiro é cunhado do deputado. Conforme a Procuradoria Geral da República (PGR), tanto Carneiro quanto Spinelli ajudaram Fabris a ‘sumir’ com as provas. 

Neste contexto, concluiu a procuradoria-geral da República ‘(…) que Ricardo Saldanha Spinelli guardou consigo e auxiliou na ocultação dos documentos subtraídos de sua residência por Gilmar Fabris’ e que, da mesma forma ‘(…) Ocimar Carneiro de Campos integrou a empreitada criminosa, ao auxiliar Gilmar Fabris a ocultar documentos que interessam a investigação criminal”, consta na decisão. 

Dependendo das provas a serem localizadas pela Polícia Federal, os advogados podem responder por diversos crimes, como associação criminosa, corrupção, embaraçamento de investigação, dentre outros.

 “[…] O pedido formulado pelo procurador-geral da República para em face dos investigados Ricardo Saldanha Spinelli e Ocimar Carneiro de Campos, autorizar a quebra de inviolabilidade de que trata o inciso II, do artigo 7º da Lei nº 8906/94, bem com o cumprimento de mandado de busca e apreensão com a finalidade de apreender e ter acesso a qualquer documentos, mídias, e outras provas encontradas que gorem relacionadas aos crimes de associação criminosa, embaraçamento de investigação, de delito que envolva organização criminosa, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, corrupção assina e peculato, apurados no contexto da Operação Ararath”, diz um trecho da decisão”.

A operação

Fabris foi alvo, inicialmente, de mandados de busca e apreensão juntamente com outras 64 pessoas em todo estado. As investigações também fazem parte da deleção premiada do ex-governador Silval Barbosa – substancialmente, no que se refere ao pagamento de ‘mensalinho’ a deputados, os quais foram filmados pegando o dinheiro oriundo de corrupção.

Anteriormente, dezenas de políticos, entre secretários de Estado e deputados, além de empresários, foram alvos dos mandados de busca e apreensão em Cuiabá.

Vale ressaltar que ainda foi autorizado pelo STF o afastamento cautelar de cinco conselheiros do TCE-MT: José Carlos Novelli, Waldir Júlio Teis, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, Walter Albano da Silva e Sérgio Ricardo de Almeida.

 

 

 

 

Com RepórterMT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes