terça-feira, 14/05/2024
InícioGeralAfinação de antigos violinos pode residir em tratamento químico

Afinação de antigos violinos pode residir em tratamento químico

O segredo da produção de um som suave por alguns instrumentos pode estar escondido na fervura da madeira em água com sais. Segundo um estudo publicado pela revista “Nature”, uma simples técnica de controle de pragas pode ter dado origem a um dos melhores instrumentos já construídos.

Bioquímicos afirmam que a chave de um som agradável pode residir não apenas em sua construção, mas também da química usada para tratar a sua madeira.

Por centenas de anos, tentou-se reproduzir o som de violinos italianos, como de um Stradivarius ou de um Guarneri. Agora, cientistas dizem que, pelo menos em parte, o segredo está em ferver a madeira em minerais.

Um grupo de cientistas, liderado por Joseph Nagyvary, da Texas A&M University, usou ressonância nuclear magnética e um espectro infravermelho para analisar a química que cobre a madeira de instrumentos atuais.

Lascas de madeira de violinos modernos foram comparadas com partes de cinco instrumentos antigos, pertencentes ao período de 1700. No grupo, havia um violino e um violoncelo Stradivarius, um violino Guarnieri, um violino parisiense Gand & Bernardel e uma viola de Londres.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes