domingo, 28/04/2024
InícioMundoAl-Qaeda pede a uigures guerra santa contra a China

Al-Qaeda pede a uigures guerra santa contra a China

Um líder da rede terrorista Al-Qaeda pediu aos uigures o início de uma guerra santa contra o governo chinês e afirmou que o regime comunista de Pequim terá o mesmo fim da antiga União Soviética, informa um centro americano de monitoração de sites islamitas.

“Que nossos irmãos do Turquestão (nome que os muçulmanos dão à região autônoma de Xinjiang, na China) saibam que não há salvação, nem uma forma de acabar com a opressão e a injustiça, sem um verdadeiro retorno à fé e uma preparação séria para a jihad (guerra santa)”, afirmou Abu Yahia Al Libi, segundo o centro SITE.

Em uma mensagem de nove minutos, Al Libi cita a situação dos uigures e afirma que eles são vítimas de uma política de discriminação.

Abu Yahia Al Libi, considerado o número três da Al-Qaeda, atrás de Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri, prometeu ao regime comunista chinês o mesmo destino da antiga URSS.

“O destino deste Estado do ateísmo e da teimosia será a extinção. O Estado chinês sofrerá o mesmo destino que o do urso russo”, insistiu.

Os uigures de Xinjiang – uma minoria muçulmana de língua turca do noroeste da China – se queixam de discriminações culturais e religiosas em nome da luta contra o separatismo.

Em julho explodiram distúrbios na região, depois de uma manifestação que exigia o esclarecimento do assassinato de dois uigures no sul da China, segundo a dissidência uigur no exílio.

Pequim acusou os separatistas pelos distúrbios, que foram seguidos de represálias por parte dos han, a comunidade majoritária, e deixaram 197 mortos, em sua maioria hans. Centenas de pessoas foram detidas e a tensão permanece em Xinjiang.

U.Seg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 + treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes