sábado, 27/04/2024
InícioSaúdeAL vai intermediar para a realização de concurso na saúde

AL vai intermediar para a realização de concurso na saúde

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), afirmou aos servidores estaduais da Saúde que paralisaram as atividades na terça-feira (2), que vai defender junto ao Governo do Estado, a realização de concurso público para o setor, após 13 anos.   

 

Após realizarem protesto na Praça Alencastro, os servidores que paralisaram as atividades por 24 horas e estão em indicativo de greve, foram até a Assembleia Legislativa e forma recebidos por 12 parlamentares.

 

Os profissionais reivindicam a realização de concurso público, melhores condições de trabalho, o fim das Organizações Sociais de Saúde (OSS), a aquisição de medicamentos e insumos para as unidades de saúde do Estado.

 

“Os servidores estão reivindicando o concurso, no último ‘concursão’ realizado no passado, em 2010, não teve nenhuma vaga para a saúde e há mais de 13 anos não temos concurso para a área de saúde e é algo perfeitamente defensável. É lógico que entendemos que existe a lei de responsabilidade fiscal, mas solicitei a composição de uma comissão, inclusive com a participação da comissão de saúde para estar presente, e vamos encaminhar uma pauta para que a Assembleia Legislativa faça a interlocução junto ao Governo”, afirmou.  

 

Maluf lembrou que a Casa de Leis sempre está aberta a qualquer manifestação pacífica, que é um direito do cidadão. “Recebemos a comissão dos servidores da Saúde do Estado, que nos trouxeram uma pauta de reivindicações, que é muito justa. Inclusive, não consta na pauta e não foi abordada a questão salarial e sim condições de trabalho, especialmente aos serviços ofertados no Cridac, Ceop, Cermac, no MT Laboratório, Hemocentro e Hospitais Regionais, além da qualidade na prestação de serviço”, disse o presidente.

 

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sisma), Oscarlino Alves, disse que a comissão vai fazer o texto por escrito para entregar aos parlamentares, para que seja feita a interlocução junto ao Governo para a realização do concurso.

 

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Wilson Santos (PSDB), participou da reunião e disse que levará o assunto ao governo, e pediu um prazo para até o fim do mês, responder sobre o concurso público para o setor da saúde.

 

“Tivemos avanços, em conversa com o líder do governo e intermediado pelo presidente desta Casa de Leis, em nome dos deputados, que vai ser feita a interlocução junto ao governo a respeito da realização do concurso para a saúde, vamos encaminhar o documento para os deputados mostrando as fundamentações que temos e a defesa para a realização do concurso”, disse Oscarlino.

 

O representante do sindicato disse que o concurso pode ser realizado em diversas modalidades, em virtude já da deficiência de mão de obra. “Temos 700 profissionais da saúde que estão para ser aposentados, então precisamos do concurso e queremos entender que a saúde será tratada como prioridade. Queremos nesse ciclo renovatório, o concurso e já as condições mínimas para entregar a saúde digna à população. A insatisfação é com a situação precária de trabalho e precisamos de ações”, afirmou o presidente do Sisma.

 

Também participaram da reunião, os deputados Ondanir Bortolini (PR), o Nininho, Dilmar Dal Bosco (DEM), Max Russi (PSB), Leonardo Albuquerque (PDT), Saturnino Masson (PSDB), Wancley Carvalho (PV), Baiano Filho (PMDB), Janaina Riva (PSD), Mauro Savi (PR) e José Carlos do Pátio (SDD).

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes