segunda-feira, 13/05/2024
InícioBrasilAlckmin defende reeleição e pode abrir crise entre tucanos

Alckmin defende reeleição e pode abrir crise entre tucanos

“Sou favorável à reeleição, mas é preciso que se estabeleçam regras mais claras sobre a atuação de um presidente durante a campanha”, afirmou o candidato do PSDB em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. “Não vou tocar no assunto reeleição quando enviar ao Congresso a minha proposta de reforma política”, acrescentou o ex-governador paulista.

Para acabar com qualquer especulação sobre se seria favorável ou não à tese de reeleição, Alckmin disse que caso eleito não fará negociações políticas para aprovar a proposta de emenda constitucional de autoria de seu correligionário, deputado Jutahy Júnior (BA), líder do PSDB na Câmara. “Não. Não vou mobilizar para aprovar essa PEC”, afirmou o tucano.

Quando o PSDB definiu que iria apostar na candidatura Alckmin ao invés de no então-prefeito José Serra teria havido um acordo para que ele não apoiasse a reeleição para abrir caminho em 2010 para outros tucanos de boa plumagem, como o próprio Serra ou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Alckmin, no entanto, deixou pairar no ar uma afirmação que mostra que o acordo poderia ser, ainda que sentado na cadeira de presidente da República, cumprido. “Ser favorável à reeleição não obriga ninguém a ser candidato”, afirmou o candidato. Ele, no entanto, disse que a escolha de sucessores não pode ser pautada pelo oportunismo ou “por nomes de A, B ou C”.

O ex-governador disse ainda ser contra estender o mandato para cinco anos, proposta defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acabando com reeleição no pleito majoritário. Alckmin tem uma visão diferente sobre a extensão do mandato. Ele prega que a possibilidade de reeleição é, na prática, uma espécie de recall do mandato, ou seja, o político é eleito para oito anos de administração com um teste de urnas no meio.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 + dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes