domingo, 28/04/2024
InícioCidadeAlô Alô Parabéns 21 de Setembro dia do Radialista

Alô Alô Parabéns 21 de Setembro dia do Radialista

Tudo começou em 1863 quando, em Cambridge – Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental e apartir desta revelação outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. O alemão Henrich Rudolph Hertz (1857-1894) foi um deles.

O princípio da propagação radiofônica veio mesmo em 1887, através de Hertz. Ele fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos “quilociclos” passaram a ser chamados de “ondas hertzianas” ou “quilohertz”.

A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil foi o dircurso do Presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, em plena comemoração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha – Rio de Janeiro e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado, pela Westinghouse Electric Co.

O “pai do rádio brasileiro” foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Foi aí que surgiu o conceito de “rádio sociedade” ou “rádio clube”, no qual os ouvintes eram associados e contribuíam com mensalidades para a manutenção da emissora.

Em Mato Grosso os primeiros sons radiofônicos surgiram em 25 de Dezembro de 1934, ano em que o radioamador Deodato Gomes Monteiro inaugura a rádio sociedade de Cuiabá e o primeiro rádio clube mato-grossense. Dois anos mais tarde, Jercy Jacob monta um transmissor em ondas curtas a PRH-3, que foi registrado e mais tarde passou a operar com o nome de A Voz do Oeste, a primeira rádio do Estado e do Centro-Oeste.

Vendo a importância do rádio no estado no Brasil e no mundo não dá para acreditar que as emissoras do rádio em Cuiabá e no Estado passam por uma certa dificuldade, principalmente por falta de apoio ou de incentivo sei La.

Acho que a Radio em si tinha que ter mais respeito pelas autoridades e se buscar uma alternativa para que as mesmas possam trabalhar (transmitindo seus programas) de uma forma mais barata para o público, já um dos impostos mais caros em uma emissora é o preço da energia.
O Deputado Nilson Santos em sua entrevista afirma ás dificuldades que as emissoras vêm passando em Cuiabá e Mato-Grosso.
Ouçam Nilson Santos no LINK entrevistas deste site:
Da Redação
Parmenas Alt

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze + nove =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes