domingo, 28/04/2024
InícioGeralAprenda 8 maneiras de incentivar a autoestima infantil

Aprenda 8 maneiras de incentivar a autoestima infantil

Manter uma boa imagem de si mesmo começa na infância, quando a autoestima infantil deve ser uma preocupação dos pais e cuidadores. Criar um ambiente onde a criança se sinta bem com ela mesma e com os demais garante um desenvolvimento social e mental saudável.

 

autoestima infantil istock getty images doutíssima

Criar um ambiente onde a criança se sinta bem ajuda na autoestima infantil. Foto: iStock, Getty Images

 

Como incentivar a autoestima infantil

Alguns hábitos e cuidados na convivência com as crianças podem ter ótimos benefícios no desenvolvimento. Confira algumas dicas de como incentivar a autoestima infantil:

 

1. Separe um tempo no seu dia para dar toda a sua atenção à criança. Deixe celular e demais afazeres de lado para entregar-se totalmente a esse momento em que ela deve ser prioridade.

 

2. Evite comparações com outras crianças, seja irmãos ou coleguinhas, nem com adultos. Cada um tem um comportamento e personalidade única, que não deve ser padronizado.

 

3. A correção de atitudes indesejadas deve ser feita sem o uso de emoções ruins. Gritos e gestos violentos não contribuem para bons relacionamentos. Tente tornar isso um aprendizado, explicando de uma maneira que ela entenda o que não é legal naquele comportamento.

 

4. Mostre que você confia nela, dando pequenas responsabilidades. Permita que os pequenos ajudem na cozinha, nas tarefas domésticas e sejam responsáveis pelos seus brinquedos e a organização deles.

 

5. Evite ao máximo o uso de rótulos, sejam eles ofensivos como bobo ou atrapalhado, ou mesmo os que elogiam espertinho e inteligente. Essa técnica evita que a criança se veja como certa ou errada. São os comportamentos que são bons ou ruins, e não como ela é.

 

6. Cada idade exige limites e regras diferentes, então adapte-os conforme a criança for crescendo e se desenvolvendo. Em casas com mais filhos, deixe claro que cada um deles recebe ordens diferentes de acordo com seu “tamanho”.

 

7. Seja otimista e reforce seu orgulho e admiração pelo esforço empenhado em alguma tarefa, independente do resultado.

 

8. Evite criar uma bolha protetora. Isso gera crianças dependentes e inseguras. A autoestima infantil também depende do aprendizado dos próprios erros e dos passos dados com os próprios pés.

 

Como lidar com a baixa autoestima

Baixa autoestima infantil está muito ligada com o sentimento de inadequação, de que de alguma forma a criança não está no lugar certo ou com as pessoas certas. Há também a sensação de que ela nunca está à altura das expectativas que os pais geram dela.

 

Para lidar com isso é preciso entender que tipo de comportamentos e atitudes dos pais fazem com que ela se sinta assim. Em muitos casos, a baixa autoestima só pode ser identificada porpessoas de fora do círculo familiar, como professores ou psicólogos.

 

Um estudo publicado pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, verificou que oincentivo exagerado é mais prejudicial do que bom para crianças com baixa autoestima. Um exemplo usado no artigo é que dizer “Você é bom nisso” é bom para os pequenos, mas dizer “Você é incrivelmente bom nisso” deve ser evitado.

 

O elogio exagerado se provou ter um efeito contrário, não incentivando as crianças estudadas a escolher desafios, ficando apenas com as tarefas fáceis e seguras. A explicação é que assim elas tem certeza de não estarem ferindo a expectativa dos outros quanto ao desempenho delas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

 

 

 

 

 

 

FonteTerra- Doutrissima

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito + 17 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes