sábado, 27/04/2024
InícioAgronegócioAprosoja reforça programa de preservação de nascentes em MT

Aprosoja reforça programa de preservação de nascentes em MT

Criado pela Aprosoja o programa de preservação de mananciais já recuperou quase cem por centro das nascentes em MT

Por Parmenas Alt e Jota Passarinho

Desenvolvido pela Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, com objetivo de contribuir com as questões ambientais, no caso específico, de recuperação das nascentes de córregos e rios do estado, o programa Guardião das Águas ganha reforço com novas parcerias.

A ideia do projeto, agora com uma nova roupagem, é ampliar os levantamentos a partir de 2024, além de estimular o engajamento de produtores, dos setores públicos e sociedade civil para aumentar a recuperação de nascentes em todas as regiões de MT.

Lucas Costa Beber, vice-presidente da Aprosoja, destaca a preocupação constante do setor produtivo rural com a preservação do meio ambiente de maneira geral, e lembra que a  atividade agrícola sofre com os sucessivos ataques e sempre é taxada de destruidora do meio ambiente, porém, ele acredita que na maioria das vezes, falta conhecimento por parte daqueles que criticam a agricultura, por isso, a entidade desenvolve ações de esclarecimento a sociedade.

“E o nosso objetivo é justamente mostra esse bom trabalho que os produtores fazem. Hoje a gente monitora mais de 100 mil nascentes dentro do estado de Mato Grosso, dentro das propriedades rurais produtoras de soja e milho e o resultado é muito positivo, onde mais de 95% dessas nascentes estão em bom estado de conservação. Então a Aprosoja-MT, ela se preocupa em mostrar para o produtor que deve fazer a recuperação para que a gente possa melhorar ainda mais esse número”.

Costa Beber enfatizou que a iniciativa exitosa do programa Guardião das Águas é pioneira no Brasil e serve de exemplo, inclusive para outros países. O Guardião das Águas mostra também que o produtor rural mato-grossense tem consciência ambiental, que preserva, produz e, ao mesmo tempo, tem uma atenção e cuidado especial pelas águas que estão dentro da propriedade.

As informações foram apresentadas à imprensa na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da Aprosoja-MT, no Centro Político e Administrativo de MT. Para saber mais sobre o programa Guardião das Águas, acesse: www.aprosoja.com.br .

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes