domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeÁsia promete coordenar melhor luta contra gripe aviária

Ásia promete coordenar melhor luta contra gripe aviária

Os ministros e autoridades importantes de 11 países asiáticos, entre os quais a China, a Indonésia e a Tailândia, acertaram compartilhar dados sobre a gripe aviária, entre os quais informações sobre casos e surtos da doença, que já matou 134 pessoas desde 2003.

Na “Declaração de Délhi”, aprovada após dois dias de um encontro presidido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e pelo governo indiano, os países também se comprometeram a colaborar no desenvolvimento e produção de remédios, vacinas, exames para diagnóstico e outras pesquisas.

A Índia está perto de finalizar uma vacina contra a doença a ser aplicada em aves. Os testes finais mostraram uma eficiência de 90 por cento. A Tailândia pretende testar vacinas contra a gripe aviária para os seres humanos.

“Estamos trabalhando para criar um novo modelo de colaboração regional entre os países da Ásia, e os comprometimentos feitos hoje devem requerer um alto grau de coordenação entre os países e as organizações internacionais”, disse Anbumani Ramadoss, ministro indiano da Saúde.

“Os países precisam coordenar seus esforços para compartilhar informações não apenas sobre surtos, mas também sobre os níveis de prontidão”, acrescentou.

Os países asiáticos também prometeram, na declaração, acabar com a falta de coordenação entre seus departamentos da saúde e da agricultura. Segundo autoridades, a falta de sintonia entre esses órgãos estava prejudicando o combate ao vírus.

FALTA DE COORDENAÇÃO

Autoridades da OMS dizem que um grande problema no combate à gripe aviária encontra-se na diferença de foco entre os departamentos da saúde e da agricultura e saúde animal.

“Basicamente, a população-alvo dos diferentes departamentos não tem sido a mesma: um deles concentra-se nas aves de criação, o outro, nas pessoas”, afirmou Subhash Salunke, conselheiro regional da OMS para doenças transmissíveis

“No momento em que as zooneses apresentam o potencial de se transformarem em pandemias, os departamentos de saúde e da agricultura precisam agir de forma coordenada”, afirmou Salunke à Reuters, durante a conferência.

As zoonoses são doenças que atingem os animais e que podem ser transmitidas para os seres humanos.

Um exemplo destacado de tal falta de coordenação era a Indonésia, disse um dos delegados presentes ao encontro.

A luta contra a gripe aviária no território indonésio vem sendo coordenada pelo Ministério da Saúde, cujas autoridades não possuem muitos conhecimentos sobre questões de saúde animal, afirmou o delegado, que não quis ter sua identidade revelada.

A Indonésia, junto com a China, está entre os países mais atingidos pela doença.

A Índia e a Tailândia foram citadas como exemplos de países onde há uma boa coordenação entre os diferentes departamentos do governo.

No momento, o H5N1 continua a ser um vírus que atinge basicamente as aves e que tem dificuldades para contaminar os seres humanos.

Mas cientistas temem que ele consiga, por meio de mutações, adquirir a capacidade de disseminar-se facilmente entre a população mundial, provocando uma pandemia na qual milhões poderiam
morrer.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

14 − 10 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes