quarta-feira, 15/05/2024
InícioPolíticaAssembleia aprova criação de “Selo Estadual de Direitos Humanos

Assembleia aprova criação de “Selo Estadual de Direitos Humanos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou em segunda votação o projeto de lei que cria o “Selo Estadual de Direitos Humanos” a ser concedido a entidades públicas e privadas que comprovem atuação destacada na defesa e
promoção dos direitos humanos. O projeto, de autoria do deputado estadual Mauro Savi (PR), aguarda agora a sanção governamental.

A criação do selo, explica o parlamentar, é uma recomendação da terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos em 1996 (PNDH 3), publicado pelo Decreto Federal nº 7177/2009.

Este é um dos projetos apresentados pelo deputado com a intenção de fortalecer os direitos humanos e incentivar a sua aplicabilidade como instrumento transversal das políticas públicas e da interação democrática.

O segundo projeto, que se encontra na Comissão de Constituição Justiça e Redação, trata da instituição no Calendário Oficial de Mato Grosso do “Dia Estadual dos Direitos Humanos”, a ser comemorado anualmente no dia 10 de
Dezembro.

“A intenção é buscar o comprometimento da sociedade coma as diretrizes, estratégias e ações programáticas a serem trilhadas nos próximos anos”, ressaltou o deputado Mauro Savi.

O Brasil é um dos países signatários da Declaração Universal dos Direitos
Humanos, assinada em 10 de dezembro de 1948. Em razão disso, em 1996 instituiu a primeira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH
1). Em 2002 ampliou o seu texto dando origem ao PNDH 2.

Por fim, em 2010 foi publicado o PNDH 3, que incentiva a criação de meios para divulgação de seu conteúdo em nível estadual por entidades públicas, privadas e pela sociedade civil. Baseado nessa orientação, o deputado
decidiu adotar a estratégia em nível estadual também, apresentando os dois projetos de leis citados.


Marcia Raquel

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 + 16 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes