segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaAssembléia Legislativa aplica metas pra mostrar tranparência

Assembléia Legislativa aplica metas pra mostrar tranparência

A Assembléia Legislativa deu mais um passo na busca do grau de excelência em modernização de sua gestão administrativa. Em reunião conjunta entre seus secretários, foram anunciadas as diretrizes traçadas pelo Colégio de Líderes e definidos ajustes para uma unificação cada vez maior de linguagem, ampliação de visão estratégica e planejamento das metas para 2007.

Sobre o assunto, o presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo (PR), esclareceu que a modernização da gestão pública – na AL – passa por uma visão integrada do ciclo de gestão do setor como um todo: com planejamento, orçamento, gestão e controle.

“A finalidade do processo de modernização implantado é contribuir para melhorar a efetividade das ações do Legislativo estadual”, adiantou o primeiro-secretário, deputado José Riva (PP).

Para o sucesso dessa medida, o parlamentar apontou como meta o fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão de políticas públicas e o desenvolvimento de políticas e da capacidade de gestão de recursos humano; a modernização de estruturas organizacionais e de processos administrativos; o fortalecimento de mecanismos de transparência administrativa e de comunicação e a modernização da gestão da informação e integração dos sistemas de tecnologia de informação.

“Nesse encontro, o primeiro de uma série de outros estabelecidos pela Mesa Diretora, também foram definidos pontos para que a Assembléia Legislativa dê maior transparência às suas ações e, no seu conjunto, melhore ainda mais o atendimento ao seu consumidor final – o cidadão”, disse o secretário-geral da Casa, Edemar Adams. As reuniões acontecerão quinzenalmente entre, apenas, os secretários e uma vez por mês com a participação da Mesa Diretora.

Uma das medidas já estabelecidas é a publicação de balancete contábil bimestral e sua disponibilização no site da AL – www.al.mt.gov.br e seu encaminhamento aos cidadãos que o solicitar. A colocação em prática desse modelo está programada para acontecer imediatamente e será anunciada em tempo hábil.

“Essas reuniões gerenciais com todos os secretários e demais coordenadores da Assembléia foram reativadas pelo secretário-geral, Edemar Adams, para também facilitar a integração entre as ações que cada unidade desenvolve”, esclareceu o coordenador do Planejamento Estratégico, professor Abílio Camilo Fernandes Neto.

Segundo ele, no momento em que todos – no grupo – tomam conhecimento do que cada unidade está fazendo, com troca de idéias para progresso da qualidade dos serviços prestados, a imagem da Assembléia como instituição pública é melhorada. O envolvimento total dos agentes no contexto da prestação dos serviços, pela AL, é uma das principais preocupações do Planejamento Estratégico. Sob essa ótica, em dezembro último, foi concluído o Plano 2004-2006 e os programas criados já têm metas definidas para 2007.

Estas últimas serão estabelecidas em outra reunião que vai acontecer ainda este mês, juntamente com a definição das ações para até 2010. No mesmo encontro, serão ordenados e definidos prazos para que essas ações sejam colocadas em prática.

O Plano 2007-2010 será traçado a partir dos programas aprovados pela Mesa Diretora. “Das outras atividades, já existem as diretrizes estabelecidas pelo presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo, e pelo primeiro-secretário, deputado José Riva, que – em seus pronunciamentos – têm demonstrado aquilo que a Assembléia pretende fazer”, revelaram em consenso Edemar Adams e professor Abílio.

Fernando Leal
AL

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes