segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoAtaque de milícia islâmica deixa 36 mortos no Quênia

Ataque de milícia islâmica deixa 36 mortos no Quênia

Um novo ataque da milícia islâmica Al Shabab deixou ao menos 36 mortos em uma pedreira em Korome, perto da cidade de Mandera, no nordeste do Quênia. Trabalhadores muçulmanos foram separados e apenas os cristãos foram mortos, segundo relatos de testemunhas.

“A milícia separou os muçulmanos, em seguida ordenou os não-muçulmanos a deitarem no chão e atiraram contra eles, na cabeça, de perto”, disse Hassan Duba, morador da região.

Aproximadamente vinte homens teriam participado do ataque, perpetrado nas primeiras horas desta terça-feira, quando os trabalhadores estavam dormindo em um acampamento. Há relatos de que as barracas dos trabalhadores foram incendiadas e de que ao menos duas vítimas foram decapitadas.

Pouco antes do massacre na pedreira, um ataque em um bar popular entre não-muçulmanos na cidade de Wajir deixou ao menos um morto e doze feridos na noite de ontem. Os terroristas abriram fogo e lançaram granadas contra as pessoas que estavam no local.

Na última semana, o grupo somaliano que declarou fidelidade à Al Qaeda em 2012 já havia matado 28 pessoas em um ônibus na mesma região. O ataque seguiu o mesmo roteiro, com os muçulmanos sendo poupados da morte.

O Al Shabab (“A Juventude”, em árabe), surgiu em 2006 como um braço armado dos tribunais da sharia, a lei islâmica, na Somália, então assolada por uma guerra civil. E tem como bandeira livrar a África de qualquer influência ocidental.

O grupo intensificou seus ataques no Quênia a partir de 2011, quando tropas do país cruzaram a fronteira para ajudar no combate à milícia. Em setembro do ano passado, membros do Al Shabab, armados com granadas e fuzis, invadiram o shopping Westgate em Nairóbi, deixando dezenas de mortos.

O ataque ao ônibus provocou protestos na capital Nairóbi e cobranças por ações do governo para garantir a segurança da população. Os críticos afirmam que o presidente Uhuru Kenyatta não tomou medidas eficientes para controlar a situação no país. Depois do ataque contra o ônibus na última semana, as autoridades disseram que ao menos 100 milicianos foram mortos – o Al Shabab negou a informação.

(Com agência Reuters)

Site Veja
 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito − catorze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes