domingo, 28/04/2024
InícioBrasilAumenta mais de 50% mortes de crianças causadas por eletricidade no Brasil

Aumenta mais de 50% mortes de crianças causadas por eletricidade no Brasil

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) lançou dados relativos ao ano de 2015 sobre mortes causadas por acidentes com eletricidade. De acordo com o órgão, 32 crianças brasileiras de 0 a 5 anos foram vítimas fatais de acidentes envolvendo eletricidade.

O número representa um aumento de mais de 50% em relação a 2014, quando 20 mortes por choque elétrico nessa faixa etária foram registradas. No geral, porém, os acidentes fatais ligados a eletricidade diminuíram. Em 2014, foram 627 e em 2015, 590, o que ressalta a necessidade de voltar a atenção para a prevenção com as crianças.

As principais causas do acidente são tomadas sem proteção, fios desencapados, extensões, fuga de corrente em eletrodomésticos – especialmente ventiladores, geladeiras e máquinas de lavar.

Dos 32 casos de acidentes fatais com crianças, 28 ocorreram no ambiente doméstico. Os pais também devem ficar atentos aos fios, pois, além de poder causar morte das crianças, o frio apresenta perigo de enforcamento.

Os acidentes com eletricidade podem ser evitados, com o uso do aparelho Dispositivo Diferencial Residual (DR), que é obrigatório, segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ele é um protetor que evita que a corrente elétrica cause um dano na pessoa que tocar a eletricidade. Em caso de uma criança colocar uma chave na tomada, o DR vai desligar a energia em 20 milissegundos. É um aparelho de simples instalação e tem o custo em torno de R$ 150.

 

Mesmo com todos os cuidados, caso venha uma pessoa tomar choque, deve-se primeiramente desligar a energia da casa. Se não for possível, interrompa o contato da vítima com a corrente elétrica usando algum material isolante como um pedaço de pau ou um chinelo de borracha.

saiba mais

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes