domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeAumento de casos respiratórios acende alerta para vacinação

Aumento de casos respiratórios acende alerta para vacinação

Hospital pediátrico registra crescimento de internamentos de crianças não imunizadas

A chegada do inverno é marcada pelo aumento dos casos de doenças respiratórias, pois é a época do ano com maior circulação dos vírus que causam esses problemas. De acordo com dados da Fiocruz, 19 dos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, estão com aumento significativo de quadros de influenza, VSR (vírus sincicial respiratório) e COVID-19.
 

No Hospital Pequeno Príncipe, o maior exclusivamente pediátrico do país, de janeiro a maio deste ano, foram registrados 77 internamentos de crianças com influenza, mais que o dobro comparado ao mesmo período de 2022, com 37 casos de hospitalização. Assim como os casos de VSR, que registraram um aumento de 44% na instituição.
 

De acordo com Heloísa Giamberardino, pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, esse aumento de casos se deve, principalmente, à baixa cobertura vacinal em todo o país. “Nenhuma vacina do calendário nacional atingiu a meta de cobertura, que é de 95%. Este ano está surpreendendo com o grande número de casos respiratórios e de hospitalizações de crianças não vacinadas”, diz a especialista.
 

As crianças estão mais suscetíveis a essas doenças, que têm alto potencial de transmissão, pois o sistema imune delas ainda está em desenvolvimento. Por isso, a especialista ressalta que a vacinação é um ato de cuidado com o próximo e alerta que a melhor prevenção é a imunização. “Manter a carteira vacinal em dia é extremamente importante, porque você está protegendo a si mesmo, as crianças e toda sua família. A vacinação é um ato de cidadania que também ajuda a barrar a transmissão de muitas doenças; por exemplo, as respiratórias como influenza e COVID”, conclui.
 

Além da imunização, também é importante manter alguns cuidados com a saúde:

– Consumir água, pois contribui para o bom funcionamento do corpo.
– Praticar atividade física, mesmo que tenha pouco espaço em casa.
– Garantir rotina de sono,porque um corpo cansado fica mais suscetível a doenças.
– Manter uma rotina alimentar balanceada, com horários preestabelecidos.
– Evitar alimentosque contenham excesso de sódio, açúcar e gordura.

Sobre o Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, referência em imunizações há mais de 20 anos, disponibiliza os imunizantes para todas as faixas etárias – de recém-nascidos até idosos. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento. Além disso, também é possível que uma equipe vá realizar a vacinação em casa, mediante agendamento por meio do telefone (41) 3310-1414 ou (41) 3310-1141.
 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes