terça-feira, 14/05/2024
InícioMundoAutoridades capturam seis brasileiros por mineração ilegal na Colômbia

Autoridades capturam seis brasileiros por mineração ilegal na Colômbia

Operação foi realizada nas proximidades do rio Purité, no departamento do Amazonas, próximo da fronteira; quatro dragas foram destruídas

Autoridades da Colômbia destruíram quatro dragas e capturaram seis brasileiros envolvidos na exploração ilegal de jazidas minerais no departamento do Amazonas, na fronteira com o Brasil, informaram fontes militares nesta terça-feira, 13. “Nas últimas horas, foi realizada a destruição de quatro dragas e a captura em flagrante de seis cidadãos brasileiros, acusados do crime de exploração ilegal de jazidas minerais nas proximidades do rio Purité”, detalharam as fontes.

De acordo com o Exército, a destruição da maquinaria e a captura dos brasileiros “pôs fim ao ecocídio em 8 km de rio e selva no departamento do Amazonas”. Os detidos foram levados “por via aérea” do local onde a operação foi realizada para Leticia, a capital do departamento, onde foram colocados à disposição das autoridades. Além disso, foram apreendidos 25 motores, oito motobombas, 20 balanças, 700 galões de combustível e dois quilos de mercúrio.

O Exército calcula que conseguiu liberar uma área de 7 km do rio que estava sendo devastada pelas escavações, assim como pelo uso indiscriminado de mercúrio e outros elementos químicos que causam danos irreparáveis ao meio ambiente. Estima-se que os danos ambientais causados por estas redes de mineração ilegais podem demorar de 30 a 40 anos para serem recuperados. O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse há algumas semanas que as autoridades devem trabalhar para destruir as dragas a fim de combater a mineração ilegal e proteger os mineradores de pequena escala.

JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

sete + 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes