quarta-feira, 15/05/2024
InícioCidadeBancários aprovam greve por unanimidade durante assembleia

Bancários aprovam greve por unanimidade durante assembleia

Cerca de 150 bancários marcaram presença na Assembleia Geral Extraordinária que deflagrou greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (19). Os trabalhadores rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante o ato desta quinta-feira (12) no auditório do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT). Enquanto a categoria luta por reajuste de 11,9%, os bancos ofereceram 6.1%, abaixo da inflação. Para organizar a greve, haverá encontro de mobilização neste sábado com presença de representantes nacionais e regionais.

O Sindicato destaca que a greve é consequência da intransigência dos bancos que lucram bilhões por ano e insistem em não investir em segurança e mais contratações. “Nós estamos em negociação com os bancos desde julho, e após quatro rodadas recebemos esta proposta pífia. É uma vergonha a Fenaban se negar em investir em mais segurança e melhorias para a população. Vamos firmes e mobilizados em todo Brasil”.

O SEEB-MT conta com uma base estimada em 3.500 bancários em Mato Grosso. Além de mais segurança nos bancos e mais contratações, os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que libera geral e precariza as condições de trabalho, além da aprovação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.

A luta também é por Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS): para todos os bancários, auxílio-educação: pagamento para graduação e pós, prevenção contra assaltos e sequestros, com fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários, igualdade de oportunidades para bancários e bancárias, com a contratação de pelo menos 20% de trabalhadores afro-descendentes, entre outros.

Mobilização

Para organizar a greve dos bancários, a categoria se reunirá neste sábado (14) no Auditório do SEEB-MT. O ato contará com a participação do presidente do Comando Nacional dos Bancários e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Crédito, Carlos Cordeiro, que é o principal representante dos bancários na mesa de negociação com os bancos.

Marcela Brito

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes