quarta-feira, 15/05/2024
InícioBrasilBancos facilitam financiamento de veículos

Bancos facilitam financiamento de veículos

A Caixa Econômica Federal e o Banco PanAmericano lançaram nesta sexta-feira novas condições para o financiamento de veículos novos. A promoção "Melhor de Carro Novo" oferece redução significativa das taxas de juros normalmente praticadas no mercado, segundo nota da Caixa, e um valor de entrada menor que o habitual.
» Guia 0 km: veja quanto custam todos os carros no Brasil
» Confira quais bancos cobram as menores taxas de juro
O juro mínimo será de 0,97% ao mês para o financiamento de veículos novos, com prazo máximo de 60 meses e a possibilidade de financiar até 70% do valor do veículo. A ação faz parte do Programa Caixa Melhor Crédito e contempla mais de 800 concessionárias de veículos por todo o País, que já disponibilizarão o produto neste sábado.
Desde abril, a Caixa, de controle estatal, vem anunciando cortes de juros e maiores facilidades de financiamento em diversas linhas, como crédito imobiliário e móveis e linha branca, como parte do esforço do governo federal para forçar uma redução dos spreads bancários em todo o sistema financeiro. A Caixa é acionista do PanAmericano, que tem o BTG Pactual como maior sócio.
Concorrência
Porém, mesmo com a série de cortes agressivos de juros anunciados desde o mês passado, a Caixa – e também Banco do Brasil – não têm as menores taxas do mercado, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC).
Nesta quarta-feira, a autoridade monetária apresentou tabela com taxas médias praticadas no mercado por instituições financeiras em quatro linhas para pessoas físicas (cheque especial, CDC, compra de veículos e compra de bens) e cinco para empresas (desconto de duplicatas, capital de giro prefixado, conta garantida, compra de bens e capital de giro flutuante).
O período da pesquisa foi de 19 a 25 de abril, após o início da primeira rodada de redução de juros de Caixa e BB, em meio aos esforços do governo para tentar forçar a queda dos spreads, a diferença entre o preço que os bancos pagam para captar recursos e o que cobram de clientes.
A melhor taxa do crédito pessoal, segundo o BC, foi do Banco BVA, com 0,73% ao mês. Caixa e BB apareceram com a décima terceira e trigésima segunda melhores taxas, respectivamente, de um total de 91 instituições consultadas, nesse caso.
A Caixa ofereceu apenas a trigésima primeira melhor taxa, de um total de 38, para aquisição de bens. Ambos os bancos públicos têm sustentado que as taxas menores que têm oferecido são dirigidas a clientes com os quais têm maior relacionamento. Em várias das linhas, os juros mais baixos exigem como contrapartida que os clientes tenham conta corrente no banco. O argumento é que esse modelo permite ao banco manter maior controle sobre a inadimplência.

Reuters/Terra

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezesseis + catorze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes