quarta-feira, 15/05/2024
InícioEconomiaBrasil fecha acordo com UE e evita retaliação em briga sobre pneus

Brasil fecha acordo com UE e evita retaliação em briga sobre pneus

O Brasil assinou nesta segunda-feira um acordo com a União Européia (UE) para evitar uma retaliação comercial por não ter cumprido o prazo dado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para uniformizar a proibição à importação de pneus usados.

O acordo fechado hoje à tarde em Genebra não elimina, porém, a ameaça de sanção contra o país, enquanto perdurar a proibição a entrada do pneu usado europeu, mas não ao mesmo tipo de produto do Mercosul. Pelas regras da OMC, a UE tinha prazo até esta segunda-feira para pedir autorização para retaliar o Brasil, o que deveria ser analisado em reunião no próximo dia 16. Com o acordo, porém, a UE abre mão de deflagrar a demanda agora, mas não perde esse direito. Pode pedir a sanção contra o pais a qualquer momento, e se obtiver o direito poderá impor sobretaxa contra produtos brasileiros.

Para cumprir a decisão dos juízes da OMC, o Brasil terá que proibir também a importação de pneu usado procedente do Mercosul, com impacto na industria do pneu reformado no país.

A Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) tem reclamado que implementar a decisão da OMC significa fechar mais de cem empresas e provocar 10 mil demissões no país.

Ult.SEG

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes