domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeBrasil planeja vacinar 110 milhões de pessoas contra a "gripe suína"

Brasil planeja vacinar 110 milhões de pessoas contra a “gripe suína”

O Brasil se prepara para, a partir do outono do ano que vem, vacinar 110 milhões de brasileiros – o equivalente a 60% da população contra a “gripe suína” (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). A estratégia é preparar o País para uma nova onda da doença que deve atingir fortemente o Brasil no inverno. A campanha de vacinação deve começar em março ou abril e se estender até o meio do ano.

A meta de doses depende, no entanto, da produção mundial pelos fornecedores estrangeiros e da capacidade que eles terão de atender as demandas dos países. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema é que a procura no mercado internacional tem sido bem maior do que a oferta mundial de vacinas.

Um exemplo é os Estados Unidos, que anunciaram 250 milhões de doses. Porém, até 12 de novembro, o site do Center for Diseases Control informava o recebimento de apenas 36,8 milhões de doses. Além da compra de vacinas no mercado mundial, o laboratório Butantan deve produzir 18 milhões de doses para o Ministério da Saúde. Dependendo da demanda, existe a expectativa do laboratório brasileiro de ampliar essa quantidade.

Ainda não há definição sobre critérios de quem terá direito a receber a dose. Isso está sendo definido por especialistas junto ao governo.

Venda de Tamiflu

Além da vacina, os brasileiros poderão se proteger contra os efeitos da gripe com o Tamiflu, o medicamento indicado para a doença. De acordo com o Ministério, ao contrário do que ocorreu no inverno deste ano, quando o remédio sumiu das prateleiras das farmácias, haverá estoque a venda para a população em geral.

Se preparando para a liberação, para o próximo ano, a Anvisa, junto ao Ministério da Saúde, estuda mecanismos para evitar a automedicação e uma corrida desnecessária da população pelo medicamento. A retenção da receita médica é uma das formas defendidas para atuar nesse sentido.

Erika Klingl, iG Brasília

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

onze − 6 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes