domingo, 28/04/2024
InícioBrasilBrasileiros poderão assistir mais filmes produzidos no País em 2011

Brasileiros poderão assistir mais filmes produzidos no País em 2011

Os brasileiros terão mais oportunidade de assistir filmes produzidos no País em 2011. O decreto nº 7.414, assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União na semana passada, estabelece a chamada Cota de Tela. A cota determina a diversidade mínima de títulos nacionais a serem exibidos, dependendo do tamanho dos complexos de cinema, entre 3 e 14 filmes.

No caso de um complexo com sete salas, por exemplo, terão que ser exibidos nove longas-metragens brasileiros, durante 441dias por ano. Estes números para 2011 foram fixados pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República a partir de estudos técnicos realizados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão ligado ao Ministério da Cultura, a partir de audiências com entidades representativas de produtores, exibidores e distribuidores, entre novembro e dezembro de 2010. Desde 2005, o número estava fixado entre 2 e 11 longas.

Segundo a Ancine, o aumento é compatível com o crescimento no número anual de lançamentos nacionais, que era da ordem de 30 títulos em 2001, e mais do que duplicou, chegando a 80 no biênio 2009-2010.

Para Manoel Rangel, da Ancine, a Cota de Tela é uma forma de estimular o cinema nacional, “de garantir que nossos filmes tenham acesso ao mercado e que, portanto, a sociedade possa assistir” essas obras, além de viabilizar uma forte indústria cinematográfica no País. Alguns cineastas lembram, no entanto, que essa cota já está sendo preenchida por grandes produções e que é preciso avançar mais no estímulo às produções independentes.

A Cota de Tela instrumento já é utilizado por vários países da Europa, México e também na Argentina, para promover o aumento da competitividade e a autosustentabilidade de suas indústrias cinematográficas. No Brasil, a reserva de dias foi estabelecida pela primeira vez na década de 1930. A partir desta data, foi sendo reeditada e aprimorada, dependendo do avanço da indústria cinematográfica nacional.

Fonte:
Ministério da Cultura

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco − 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes