quinta-feira, 16/05/2024
InícioMundoBush viaja para contabilizar danos do Gustav; Hanna ameaça EUA

Bush viaja para contabilizar danos do Gustav; Hanna ameaça EUA

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, viaja a Baton Rouge, na Louisiana, nesta quarta-feira, para participar de reuniões a respeito dos danos ocasionados pela passagem do furacão Gustav pela região, na segunda-feira (1º). Na ocasião, Gustav era furacão. Depois, perdeu força e tornou-se tempestade tropical e, agora, é apenas depressão tropical.

Os EUA, agora, enfrentam a ameaça do furacão Hanna, que já matou ao menos 26 pessoas no Haiti e pode atingir a Flórida e a Geórgia no fim desta semana.

Jose Luis Magana/AP

Bush embarca com destino a Louisiana
Desde o último fim de semana, Bush tem feito um óbvio esforço para se afastar da imagem de negligência que imprimiu ao demorar para dar apoio às vítimas da passagem do furacão Katrina pela mesma região, em 2005.

“Estamos gratos que os danos em Nova Orleans [a cidade mais atingida pelo Katrina] e por todo o golfo tenham sido menores que o esperado”, disse Bush. “Orientei os governadores de Alabama, Louisiana, Mississippi e Texas a responder firmemente e em cooperação direta com o governo federal.”

Há localidades de Louisiana que permanecem sem energia elétrica, sem água e sem esgoto desde a passagem do Gustav. Na segunda-feira (1º), Bush visitou centros de coordenação de apoio no Texas, para onde foi levada parte das duas milhões de pessoas que obedeceram ao alerta de retirada. Ontem (2), algumas pessoas começaram a retornar às casas.

O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, pediu aos desalojados que avaliem a situação da cidade. “Queremos que vocês venham à cidade, verifiquem sua propriedade, decidam se estão confortáveis e façam uma inteligente opção sobre ficar nesse ambiente ou não.”

Os EUA atribuem atualmente nove mortes ao Gustav, sendo quatro de doentes mortos durante o esvaziamento do hospital em que estavam internados.

Com Associated Press e Reuters/F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes