segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeCaciques da etnia paresí entregam demandas a Pedro Taques

Caciques da etnia paresí entregam demandas a Pedro Taques

O governador Pedro Taques recebeu nesta quarta-feira (25.05) várias lideranças que representam os indígenas da etnia paresí, que entregaram uma série de reivindicações, especialmente sobre educação e saúde, que terão encaminhamento ponto a ponto nos próximos dias.

“Faço questão de recebê-los sempre, apesar da correria do dia a dia. Já analisei alguns pontos dessas reivindicações e darei todos os encaminhamentos. Vou determinar que as secretarias específicas me respondam para que passe aos líderes paresís, respeitando a legitimidade que eles têm em defender seu povo”, afirmou o governador.

No documento, os indígenas pedem a criação de uma agenda permanente para atender às suas demandas. “Essa audiência é uma repaginação que com o governador Pedro Taques foi possível. Elencamos nossas principais prioridades e pedimos o apoio dele. Essa agenda permanente, envolvendo todos os segmentos do Governo, nos ajudará a solucionar várias questões que precisamos hoje”, disse o cacique Roni Paresí.

Para o cacique Genilson Kezomae Paresí, a reunião representou uma aliança em busca de políticas públicas efetivas para a comunidade indígena em Mato Grosso. “Para nós esse foi o primeiro passo de uma forte aliança que se forma. Esse documento que entregamos ao governador Pedro Taques é como um porta voz dos paresís junto às secretarias estaduais. Vamos fazer uma agenda de trabalho e tratar assunto por assunto. O governador é muito sensível a nossa causa e isso resultará em benefícios às nossas aldeias”.

O deputado estadual Saturnino Masson foi quem intermediou a reunião. “Fomos procurados para marcarmos a audiência e o governador prontamente nos atendeu. Pedro Taques ouviu todas as reivindicações e estamos esperançosos de que este governo é parceiro da sociedade e também apoiará a comunidade indígena”.

Atualmente, 2.300 indígenas estão distribuídos em 68 aldeias na Chapada dos Parecis, região Oeste de Mato Grosso. A área total é de 1,4 mil quilômetros quadrados.

 

 

 

 

 

 

Secom-MT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze − 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes