segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilCampanha pressiona poder público pelo fim da violência sexual contra crianças

Campanha pressiona poder público pelo fim da violência sexual contra crianças

A institui&ccedil&atildeo Aldeias Infantis SOS lan&ccedilou uma peti&ccedil&atildeo online para pressionar o poder p&uacuteblico a fazer um diagn&oacutestico sobre a viol&ecircncia sexual contra crian&ccedilas e adolescentes e, posteriormente, planejar a&ccedil&otildees efetivas de combate ao problema. O documento da campanha D&ecirc um Basta ser&aacute entregue aos gestores municipais no dia pr&oacuteximo dia 5.

De acordo com dados do Disque 100, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, no Brasil, 47 crian&ccedilas por dia s&atildeo v&iacutetimas de abuso, explora&ccedil&atildeo ou turismo sexual. A gestora do projeto no Rio de Janeiro, Ana Almeida, acredita que os n&uacutemeros sejam subestimados, j&aacute que contabilizam apenas as den&uacutencias registradas. Ela destaca que &eacute necess&aacuterio ampliar o banco de dados, incluindo fontes de informa&ccedil&atildeo como as delegacias, escolas, conselhos tutelares, hospitais e centro sociais.

A peti&ccedil&atildeo visa basicamente a cria&ccedil&atildeo de pol&iacuteticas p&uacuteblicas de enfrentamento. Temos que entender que a crian&ccedila e o adolescente, segundo o Estatuto da Crian&ccedila e do Adolescente, s&atildeo pessoas em desenvolvimento, que gozam de primazia e absoluta prioridade na elabora&ccedil&atildeo e efetiva&ccedil&atildeo das pol&iacuteticas p&uacuteblicas. Nosso maior objetivo &eacute apoiar o gestor p&uacuteblico, subsidi&aacute-lo no maior n&uacutemero de informa&ccedil&otildees sobre o tema, para que ele possa pensar em uma pol&iacutetica para sua cidade&quot.

Ainda segundo a gestora, a campanha deste ano tem como foco as prefeituras de S&atildeo Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Olinda e Salvador, por terem muita mobiliza&ccedil&atildeo popular no carnaval, per&iacuteodo em que aumenta a a possibilidade de turismo sexual e a vulnerabilidade de crian&ccedilas e adolescentes.

&Eacute uma situa&ccedil&atildeo da pr&oacutepria festa, porque a cidade fica movimentada, recebe turistas de v&aacuterias partes do mundo. Entendemos que essa &eacute uma &eacutepoca de maior vulnerabilidade. Mas a quest&atildeo da viol&ecircncia contra a crian&ccedila &eacute um fato que ocorre diuturnamente, infelizmente.

LEIA MAIS: STF estipula prazo de dez dias para que Temer explique reforma da Previd&ecircncia

A viol&ecircncia sexual compromete a sa&uacutede, a autoestima, a vida social e o aprendizado, ressalta a institui&ccedil&atildeo Aldeias Infantis SOS. Al&eacutem disso, este tipo de crime tamb&eacutem pode ser respons&aacutevel por fazer com que estas crian&ccedilas tornem-se adultos que reproduzem a viol&ecircncia, o que cria um ciclo vicioso.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 + vinte =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes